terça-feira, 15 de janeiro de 2008

A VIDA DE UM GERENTE-GERAL DE HOTEL

O gerente-Geral fica no centro de todas as responsabilidades e é visto como um dos fatores determinantes para o sucesso de um hotel. Freqüentemente sob muita pressão, ele se constitui no ponto de aglutinação das necessidades de um hotel. É o gerente-geral quem determina tarifas, administra despesas e cuida das normas que devem ser observadas nos serviços e na administração. Além disso, precisa ser um profissional completo, que tenha bom relacionamento interpessoal com clientes e fornecedores, habilidade de gestor para coordenar atividades operacionais, programar e organizar serviços e que saiba manter a equipe de colaboradores motivada. Precisa ter habilidades e conhecimento técnicos e teóricos em hospitalidade, ter domínio e fluência em línguas estrangeiras, psicologia, sociologia, finanças,conhecimentos práticos em alimentos e bebidas; banquetes, gastronomia e marketing. Por isso, para esse cargo, são características imprescindíveis a liderança, a iniciativa, a autodisciplina e muita habilidade para organizar o trabalho de outras pessoas, delegar e cobrar responsabilidades, além de servir de modelo para os funcionários que lidera. Não bastassem todas as competências necessárias à função, há ainda uma atribuição relevante: a responsabilidade de operar o hotel em um mercado competitivo, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administradora ou pelos diretores, em busca da lucratividade desejada. Para alcançar os resultados pretendidos, o gerente-geral deve manter sua percepção aguçada para identificar no mercado novas oportunidades que dêem ao hotel não apenas receita, mas também retorno em termos de imagem. Mas do que reconhecer novas oportunidades de negócio, também faz parte do papel de um gerente-geral contribuir para o aprendizado de futuros profissionais: para isso, o Gerente-Geral tem que ser professor, treinador, instrutor, disciplinador, orientador, ser mestre em treinamentos de suas equipes, resumindo deve ser um grande timoneiro. Um Gerente-Geral, vive, come,bebe, respira, dorme, e sonha com a hotelaria, é uma grande arte- A Arte de Receber Bem. Esta função é para poucos. Não basta sair de uma faculdade com um diploma de Administração de Empresas e achar que vai gerenciar um hotel apenas de uma sala confortável. É preciso “ Por a mão na massa” quando faltar um chefe de cozinha ele estará lá orquestrando um fogão com sua equipe, quando for preciso limpar um apartamento deverá saber mais que as camareiras, quando o mensageiro estiver ocupado, ele mesmo pegará a bagagem dos hóspedes, e assim, é a vida de um Gerente-Geral de Hotel, nós vivemos para os hóspedes e Clientes.

13 comentários:

paula disse...

Parabens. Palavras muito ábias as suas.
Os meus sinceros parabens.
Desejo-lhe as maiores felicidades e muito sucesso futuro.

Etianne Ldur disse...

Sou Gerente-geral da Pousada Casa de Pedra em São Francisco de Paula/RS.
E as coisas funcionam exatamente assim, como descreves no texto.
Embora sejamos uma pousada pequena, uma equipe de trabalho pequena, o que em relação a grandes hoteis nos facilitaria, estamos localizados em uma cidade do interior, onde manutenção não existe, comércio encerra atividades às 18h, mão de obra qualificada é raro ...
Mas mesmo com estes entraves, para o Gerente-geral, não há nada mais gratificante do que receber um elogio à sua equipe!

Anônimo disse...

Estou sem palavras...E claro que é no bom sentido, já que ser um gerente de hotel é o meu grande sonho... Tudo o que escreveste neste texto, é, basicamente, tudo o que eu ambiciono fazer durante a minha vida toda: servir e agradar as pessoas. O texto está mesmo fantástico, está sintético, lógico e simples. Vou começar a faculdade dia 26 em Gestão Hoteleira e esperemos que daqui a alguns anos, com muito trabalho duro e muita motivição esteja a exercer tudo o que disseste neste texto!

Boa sorte com tudo o que tens à frente e que lutes para o que ambiciones na vida!

Caetano Cravino.

Anônimo disse...

Parabéns! é tudo isso e muito mais!

Rodrigo Miranda disse...

Muito bem colocada sua visão, a gestão Hoteleira é para aqueles que realmente gostam da Hotelaria como oficio.
Abraço
Rodrigo Miranda

livia vargas disse...

Excelente texto e conteúdo completo, mas quando o mensageiro estiver ocupado, o gerente-geral encontrará um substituto para a função, porque estou certa de que ele não o fará.

HOTELARIA- A Arte de Receber Bem disse...

Em resposta a nossa leitora, Livia: Minha cara colega obrigado pela sua participação. Você tem razão quan diz " o gerente-geral encontrará um substituto para a função, porque estou certa de que ele não o fará" Mas esse "estrelismo" por parte de alguns GG's que se acham deuses não cabe mais na hotelaria atual. Um gerente Geral, deve e pode sim atuar na linha de frente dando todo o exemplo aos demais da sua equipe.

Helena disse...

Meus parabéns, ótimo texto!!! É isso como disse: vive, come, bebe, respira, dorme e sonha com o hotel. Sou GG de um hotel pequeno e me identifiquei com "tudo" que escreveu, virei sua fã.
Amo a hotelaria. A minha dificuldade para entrar em uma rede, não sei linguas :(

Anônimo disse...

como funciona um gerente geral no hotel economico

Anônimo disse...

Professor esse texto está ótimo. Fala de forma bem real o que acontece com um gerente geral. Muitos não querem por a Mão na massa e caem com certeza.

Fabíola Rodrigues disse...

Olá, adorei o texto.
Meu Nome é Fabíola, e faço gestão de turismo, e estou fazendo um projeto sobre O gerente geral da rede de hospitalidade, e gostaria de informações sobre como que era antigamente essa profissão, como ela foi mudando com o tempo e os anos. Preciso de informações pois o conteudo que encontro é muito escasso.Segue meu email, se poder fazer contato: fabiolabiolinha@hotmail.com

Desde já, muito Obrigada.

Iolanda dora disse...

Parabéns, sou gg e também me identifico com os seus dizeres. Amo hotelaria e não sei se viveria sem ela.relações públicas è o meu forte.

maria disse...

Ola. muito bom esse texto.estou elaborando um trabalho sobre Gerencia Geral para meu curso de guia de turismo e esse material é na minha opinião o melhor que encontrei,
parabéns.