quinta-feira, 9 de junho de 2011

o que é G.O.P

Muitos colegas do segmento hoteleiro utilizam termos estrangeiros em seus artigos, gerando dúvidas para os leigos. Portanto, deixo aqui um texto minuciosamente explicativo.

O “ G.O.P.”  na hotelaria

Apenas como uma curiosidade, vale registrar que o famoso GOP advém do termo Gross Operating Profit [Lucro Operacional Bruto], conforme definido pelo Uniform System Of Accounts for Hotels, publicado pela American Hotel & Motel Association, até sua 6ª edição revisada (última impressão em 1976). A partir da 7ª edição o termo foi substituído por Income Before Fixed Charges, visto que a rubrica a que se refere não é nem gross e muito menos profit [não confundir com Resultado Operacional Bruto que é, no Brasil, terminologia contábil correta e atual].

A terminologia adotada para o GOP no Brasil – no contexto da análise dos investimentos de base imobiliária – é Resultado Operacional Líquido [ROL]. Atualmente vigora a 9ª edição (revisada, de 1996) daquele sistema de contas hoteleiro, que é internacionalmente adotado no ramo. Nesta última versão, a clássica rubrica NOI [Net Owner Income] – resultado da dedução das despesas não operacionais [as Fixed Charges] do GOP –, foi renomeada IBITDA [Income Before Interest, Taxes, Depreciaton & Amortization].

No Brasil, para a análise de investimentos de base imobiliária, adotou-se para esta rubrica o termo Resultado Operacional Disponível [RODi]. Entretanto, tendo em vista que grande parte dos hoteleiros – aqui e no exterior – ainda utiliza preferencialmente o termo GOP, muitos ainda mantêm aquela designação clássica – assim como o termo NOI – em seus textos e demonstrativos gerenciais.

Considerando que o GOP é, de fato, o divisor de águas entre o que é – ou deveria ser – da conta do operador, de um lado, e o que compete ao proprietário do hotel, de outro; e ainda, que não existe uma rubrica contábil formal específica com este conteúdo, entendemos admissível continuar a utilização do termo como referência gerencial, sem atribuir-lhe qualquer significado contábil ou fiscal.



Nenhum comentário: