OS DESAFIOS DA HOTELARIA

Os empresários de hotelaria, ou seja, donos de hotéis, lamentavelmente em sua maioria por este Brasil afora, ainda não entenderam a importância de um departamento de Recursos Humanos ou pelo menos a importância da estratégia da contratação, que requer no mínimo, profissionais qualificados e bem pagos, trabalhando nessa área. Entendo perfeitamente, que numa unidade hoteleira de 30 Uh's com um staff de 15 funcionários, não venha ter essa necessidade. Porém, profissionais competentes faz se necessário. Outra coisa que precisa ser esclarecida: mão -de- obra bem preparada não quer dizer, necessáriamente, muito experiente e cara. Nas minhas andanças pela hotelaria, tenho observado situações em que o dono do hotel é o centro das atenções, ou sua esposa ou seus filhos; e criam-se " estilos" , que na realidade, são verdadeiras " escolas de hotelaria" ensinando: a Arte de se conseguir sobreviver trabalhando com o doutor fulano de tal ou sua esposa ou seus filhos e parentes! Costumo dizer que existem muitos donos de hotéis, porém poucos hoteleiros. Já tive a triste experiência de gerenciar um hotel com 115 UH's, um belo hotel. Mas só fiquei poucos meses, porque o dono dava uma ordem, a esposa outra, os filhos traziam suas "namoradinhas" davam suas ordens, chegavam os parentes... e minha equipe ficava completamente estarrecida. diante disso, fui bem claro: deixar a fámilia " gerenciar " aquela república. Além do mais era um cabide de emprego, porque, o filho do amigo do dono, do primo, da filha do tio. Não! Na hotelaria deve existir apenas profissionais. Como GG, tenho o maior cuidado de acompanhar todo o processo de Recrutamento e Seleção no hotel. Dessa forma, posso ter a certeza que estou colocando a pessoa certa do lugar certo. Além de todos os procedimentos do RH, todo candidato deverá ser entrevistado por mim, em sua fase final. Na minha visão hoteleira, há um perfil básico para eu aceitar o novo colaborador: gostar de servir , sorrir, e gostar de gente.
Postar um comentário

Mais lidos

GOVERNANÇA DE HOTEL

O CAFÉ DA MANHÃ DE UM HOTEL

O GERENTE DE ALIMENTOS & BEBIDAS