terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

O QUE É MARKETING HOTELEIRO?

Marketing Hoteleiro é todo o planejamento e ação para pesquisar as possíveis fontes de negócios. O responsável pelo marketing de um hotel deve descobrir quem são seus hóspedes em potencial e seus desejos, para poder vender o produto da melhor maneira possível. Dentro do planejamento está a pesquisa de mercado, produto e preço. Todos os empresários de hotéis antes de iniciarem a construção do empreendimento, devem possuir uma boa equipe de Marketing, onde serão definidos o perfil do hotel e quais serão seus hóspedes em potencial. Um bom plano de Marketing deve seguir a teoria dos 4Ps: Pessoas - são a razão do negócio. Devem ser pesquisadas todas as pessoas (físicas e jurídicas) que compõem o mercado de um hotel. As fichas de cadastro dos hóspedes são de grande importância para as ações do profissional de Relações Públicas. Produto - é muito importante a pesquisa de produto para saber qual mercado o hotel irá atingir e como o seu produto deve se portar diante deste negócio. Preço - deve ser flexível e variável. Promoção - plano feito em equipe para uma boa divulgação do hotel. É na ação de promover que o Marketing torna-se realidade. Os instrumentos promocionais de um hotel são a venda direta e a propaganda. Sem falar nas Relações Públicas, que atingem o cliente interno (funcionários e fornecedores) e externo (Trade Turístico e a comunidade), também sendo responsável por divulgar a imagem da marca da empresa, pelos setores de Guest Relations, eventos especiais. Este profissional desempenha papel importante dentro do hotel, no sentido de identificar o público que freqüenta o hotel, organizar um calendário de eventos e fazer com que cada acontecimento do hotel tenha uma divulgação ampla e adequada. Os objetivos de uma comunicação realizada com eficiência (Vantagens do Relações Públicas) são: * Aumentar as vendas; * Melhorar a imagem do hotel; * Modificar a imagem da empresa; * Atrair novos clientes.

4 comentários:

joyce disse...

ola...meu nome é Joyce..gostei mto do seu blog...preciso de uma ajudinha...
to fazendo um trabalho pra facul..pois ganhei nenem a um mes..e estou estudando em casa...o professor me pediu o seguinte:
" elaborar um trabalho abordando os 4 p´s serviços no segmento hoteleiro.Identifique 2 niveis de preço
e aplique os conceitos"

eu perguntei ao certo o que ele queria e ele respondeu:

vamos pensar da seguinte forma; em serviços temos 4 p´s. Identifique dois hotéis de níveis diferentes em Campinas (Royal e Diplomata) e apresente um estudo sobre os dois no que tange os p´s de serviços.
Como eles trabalham cada P de serviço.
e eu nao sei o que fazer...
pois nao entrei nessa materia...sai de licença no meio do ano..
sera q vc pode me dar uma ajudinha?
fico no aguardo
grata

joyce disse...

ah eskeci...se puder responder no meu e-mail..
joyce_mossanega@hotmail.com
e por favor nao aceite esse comentario...
obrigada

Léo Rodrigues disse...

Gostei muito do sue blog, me ajuda nos trabalhos do técnico. Eu recomendo esse blog !

conteudocurso disse...

LEONARDO, PODERIA ME INFORMAR SE HOJE TER UM SITE PARA O HOTEL TRAZ RETORNO DE INVESTIMENTO, JÁ QUE TAMBÉM PODE SER CONSIDERADO PARTE DO PLANO DE MARKETING, ATRAI NOVOS CLIENTES, OU TER UM SITE NÃO FAZ TANTA DIFERENÇA ASSIM?