Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 7, 2008

ACOMPANHANTES DE HÓSPEDES

Identidade dos acompanhantes Em um hotel quatro estrelas de uma capital brasileira, um advogado, funcionário e representante de importante empresa brasileira se hospedou em uma suíte, com todas as mordomias. Era um cliente VIP. No segundo dia, à noite,ele telefonou para a recepção e solicitou:— Por favor, mandem o catálogo de meninas, estou querendo uma companhia.— Senhor, não dispomos desse catálogo, o hotel não opera com esse serviço.— Como? Não tenho o direito de trazer uma companhia feminina?— Senhor, pelas normas, as acompanhantes dos hóspedes são aceitas mediante preenchimento de ficha de hospedagem e pagamento de diferença de diária, mas não operamos com indicação de acompanhantes.—Ficha? Registro? Pagamento?Onde estamos? Na Bósnia? Quero falar com o gerente.O gerente foi localizado e confirmou que o hotel não indicava acompanhantes e a identificação de pessoas que transitavam nos aposentos era necessária por medida de segurança. O cliente VIP sentiu-se profundamente ofendido, …

GOVERNANÇA DE HOTEL

Imagem
Governança: diferencial competitivo na hotelaria Nos últimos 15 anos, a hotelaria no Brasil tem passado por mudanças significativas. O surgimento de grandes redes internacionais, o aumento da oferta de apartamentos, a utilização da tecnologia na construção de novos empreendimentos e, sobretudo, o aprimoramento de serviços oferecidos aos hóspedes são exemplos disso. Tal crescimento e evolução têm demandado um novo perfil de profissional para atuar nesse mercado.Em um período anterior a essas mudanças, o gerente-geral exercia uma administração centralizadora, focando os setores administrativo e operacional. Os coordenadores de departamentos estavam restritos a atividades de rotina. Com o crescimento da oferta hoteleira e, conseqüentemente, o aumento da concorrência, o gestor passou a envolver-se também com as áreas de vendas e marketing. Assim, novas responsabilidades tiveram de ser distribuídas às equipes.A introdução e contínua utilização de equipamentos com tecnologia avançada, as in…

A TELEFONISTA... ( UM CASE)

Imagem
Trocando de apartamento e perdendo a esposaO caso a ser relatado agora é verídico e aconteceu com um amigo meu. O pai dele, importante executivo de uma multinacional, foi convocado pela sua empresa para um curso na Bahia. O curso ocorreria durante a semana inteira, em um hotel padrão cinco estrelas, local em que ele também se hospedaria. O contato com sua família, especialmente com a esposa, era diário e com pontualidade britânica. A mulher, em outro Estado do País, sabia o número do apartamento dele no hotel e no horário estipulado entre o casal fazia a chamada, pedindo à telefonista para transferir a ligação para o apartamento X.Este sistema funcionou perfeitamente até a quinta-feira, véspera do último dia do curso. Na sexta-feira pela manhã, o pai deste meu amigo ligou para casa e informou que o professor que ministraria a aula daquele dia ficou retido em São Paulo, não podendo ir para a Bahia e que sua aula havia sido transferida para o dia seguinte (sábado). Complementando o quad…