ESTUDO DE VIABILIDADE MERCADOLOGICA NA GESTÃO DE HOTÉIS

Em termos simples, o estudo de viabilidade mercadológica busca responder à seguinte questão:
·         Há publico (cliente) para consumir meu produto( serviços) hoteleiro?

Para obter a resposta, faz se um levantamento dos dados do macroamabiente econômico (realidade social, política, econômica e de infra-estrutura no contexto regional), do local escolhido, a fim de determinar o conceito hoteleiro que melhor se adapta a essa realidade e verificar se de fato existe uma demanda potencial para o consumo do produto que se tem em vista.
Basicamente são as seguintes ferramentas a serem aplicadas nesse tipo de estudo:
  •  Contextualização socioeconômica do local escolhido;
  •  Localização- vantagens e desvantagens;
  •  Análise de mercado concorrencial;
  •  Análise comportamental da demanda;
  •  Conceituação da unidade hoteleira;

Um projeto hoteleiro de sucesso não pode abrir mão de estudos preliminares que norteiam seu curso. Qual o melhor lugar? O que recomenda o mercado? Como fazer frente aos concorrentes? Quais sãos os custos envolvidos? E os requisitos em recursos humanos?

A soma desses fatores ajuda a compor uma estrutura de análise segura para a tomada de decisão e para futura implantação.
Vale lembrar!
  •  Quando estamos doente, procuramos um médico.
  •  Quando estamos com dor de dente, procuramos um dentista.
  •  Quando pretender construir um hotel, procure uma consultoria hoteleira.
Sugestão de leitura do livro: Desenvolvimento de hotéis – António C. Bonfato
Postar um comentário

Mais lidos

GOVERNANÇA DE HOTEL

O CAFÉ DA MANHÃ DE UM HOTEL

O GERENTE DE ALIMENTOS & BEBIDAS