ELEMENTOS CRÍTICOS NA DECISAÕ DE IMPLANTAÇÃO DE UM HOTEL

O setor hoteleiro comporta uma boa dose de riscos e ganhos substanciais em determinadas circunstâncias. Os riscos dos setor, estão, em boa parte, vinculados ao conhecimento insuficiente do mercado , principalmente da demanda, à localização mal equacionada, aos projetos mal resolvidos, a uma administração medíocre.
A baixa cultura dos empresários que se atrevem a construir um hotel sem mesmo saber o que é realmente um serviço de hospitalidade, leva muitos donos de hotéis ( não hoteleiros), a amargurarem no mercado que é altamente competitivo.
A decisão de um empresário que não é do ramo, ou nunca teve uma educação acadêmica, ou mesmo uma orientação de uma consultoria hoteleira, o pano de fundo desse quadro é uma cultura pobre, mesquinha que se espera desses aspirantes a hoteleiros.
Atualmente vemos muitas das vezes, empreendimentos ( meios de hospedagens), sendo construídos em todos os lugares, esse tipo de decisão surge de conjunturas aleatórias; do interesse de empresários que não é do setor de diversificar seus investimentos; do objetivo de atender a uma demanda flagrantemente mal atendida em uma determinada cidade; do interesse de utilizar um terreno bem localizado; da possibilidade de utilização de recursos disponíveis para o setor; ou simplesmente do interesse m adentrar no ramo de hospitalidade.
De modo geral, os hotéis são implantados sem estudos suficientes. se por um lado, a falta de experiência empresarial é ainda considerável, por outro, o quadro profissional (consultoria), habilitado a estudar, orientar, projetar e administrar um hotel é ainda muito limitado. são poucos os profissionais em condição de responder bem às solicitações do setor hoteleiro.

Resumindo, as decisões básicas a serem tomadas na implantação de um hotel passam necessariamente pelas questões:
ü  
  • Para quem o hotel se destina ( segmento de mercado) e qual tipo de hotel que se pretende implantar?
  •  Onde localizá-lo?

A primeira questão pode já estar respondida se o empresário interessado na implantação tiver se especializado em um produto ou se, por condições predeterminadas, inclusive após estudos de mercado, estiver interessado em investir em um produto especifico. Nesse caso, a questão básica passa a ser onde implantar esse determinado produto (hotel).
Portanto caro empresário, antes de tomar qualquer decisão de construir seu hotel é muito importante consultar-se com um Consultor de hotelaria.
Hotel-Planejamento e Projeto-Senac
Postar um comentário

Mais lidos

GOVERNANÇA DE HOTEL

O CAFÉ DA MANHÃ DE UM HOTEL

O GERENTE DE ALIMENTOS & BEBIDAS