quarta-feira, 1 de junho de 2011

OS BASTIDORES DA HOTELARIA PELOS GM’s

"A coisa que mais gosto de trabalhar neste negócio é que os meus dias nunca são os mesmos. Você precisa de toda uma gama de habilidades para ser gerente de um hotel de sucesso." Leonardo Soares

Entre as habilidades destaco:
  • Você tem de se relacionar muito bem com as pessoas, não só para seus clientes, mas você tem que saber como lidar com seu próprio pessoal. A função de recursos humanos é tão importante quanto o seu marketing e funções de contabilidade.
  • Você tem que ter sangue-frio por causa de todas as diferentes pessoas que você está lidando.
  • Você precisa de uma sólida base financeira, porque você precisa entender de contabilidade.
  • Você precisa de um plano de marketing vendidos. Isto é especialmente importante para um hotel independente, não ligada a uma bandeira, onde o hotel faz seu próprio marketing.
E esquecer de ter uma “mentalidade” de empregado, ou seja “os 9 às 5”. O gerente de hotel está disponível 24 horas por dia. Embora existam certas tarefas manipulados diariamente ou semanalmente - estudar os relatórios de pessoal e relatórios de ocupação, reunião com as chefias de departamentos, passando por cima as atribuições de pessoal e sala, reunião com o gerente de alimentos e bebidas, e indo mais inspeções quarto, só para citar as principais tarefas - você pode receber uma chamada em virtualmente qualquer hora para lidar com uma situação relacionado a sua responsabilidade.
"Se você não está aqui em determinada hora ou dia, você tem que ter alguém como você no hotel naquele momento. Esta é uma tarefa que exige empenho total e dedicação".
No topo do que se passa no interior do hotel, você tem que estar envolvido com a comunidade como você ajudar a promover o hotel com o mundo exterior.

Um dia típico?

· 08:00 GMs estão em seus escritórios antes das 8 horas para obter uma alça sobre o que aconteceu no dia anterior. Eles estudam os relatórios de trabalho e renda para ter uma noção do dia que passou. Então ele prever o dia em frente, estudando os problemas que possam surgir, se houver VIPs chegando ao hotel, se existem importantes eventos catering planejado, etc.
· 10:00 GMs caminhada em torno do hotel para visitar seus funcionários.
· 11:00 GMs retornar a suas mesas, controlar as mensagens e as suas próprias tarefas, seja de comunicação ou administrativa.
· 13: Almoço? ( Gerente de hotel não tira hora de almoço),
· 04:00 Realizar reuniões de pessoal ou de comunicação, meio da tarde, perto do momento da mudança de turno.
· 05:00 Caminhada da propriedade e fazer a transição para o turno da noite.
A qualquer momento: estar em alerta para questões que possam surgir.

Carreira hoteleira
O caminho para se tornar um gerente geral do hotel está mudando.
GM de hoje precisa ter uma graduação. Mas, este grau geralmente não é mais suficiente para atingir o nível de GM. Os candidatos "precisam ser melhores comunicadores, melhores líderes. Liderança é redigida em experiência e aprendizado, que não tem de ser hospitalidade específica."
Acrescento que o gerente do hotel de sucesso vai combinar essas qualidades:
  • Forte capacidade de gestão operacional
  • Um profundo conhecimento do negócio do hotel
  • Habilidades de liderança eficaz
Hotel pequenos ou grandes? 
· A principal diferença em trabalhar para um grande ou pequeno hotel boutique, a equipe está à sua disposição e como hands-on que você é. "Em um hotel muito grande", "você tem um gerente da divisão de quartos, um diretor de alimentos e bebidas, e outros, e você está trabalhando com eles. Em um pequeno hotel, não há uma série de camadas , e você está trabalhando com a equipe de fiscalização contra gestores e administradores. "
· Essas propriedades de tamanhos diferentes podem atrair personalidades diferentes. "Algumas pessoas crescem a propriedades maiores. Alguns se sentem mais confortáveis ​​em uma pequena propriedade, mais personalizado."
· No final do dia, porém, gerentes de hotéis em propriedades pequenas e grandes estão focados em um serviço de qualidade e um produto de qualidade, tanto para os funcionários e clientes.

Dicas para os GM’s elevar sua carreira
  • Converse com outros gerentes de hotéis na indústria.
  • Seja responsável pela sua própria carreira. Não espere por alguém para ser responsável pelo seu progresso.
  • Encontre um mentor. A indústria hoteleira é composta de pessoas genuinamente interessadas em suas equipes.
  • Se você já está trabalhando em um hotel, tentar posições diferentes, faça o cross exposure tente diferentes departamentos. Essas pessoas ficam à frente porque eles aprendem as diferentes culturas e centros de receita.
  • No trabalho, a iniciativa inovadora é tudo.


Um comentário:

Patrícia D. disse...

Interessante, inovador..uma das carreiras mais antigas, do presente e do futuro! Parabéns pelas excelentes publicações!