segunda-feira, 26 de setembro de 2011

FOUR SEASON A EXCELÊNCIA EM HOSPITALIDADE



O prazer de servir, com um atendimento impecável, e a atenção aos mínimos detalhes, conquista o público exigente que se hospeda em mais de 80 hotéis e resorts da rede FOUR SEASONS espalhados pelo mundo. Por tudo isso, a empresa canadense é hoje uma das redes hoteleiras de maior prestígio internacional, responsável por redefinir o luxo para quem está viajando.

A história

A história começou quando o jovem arquiteto e construtor Isadore (Issy) Sharp, filho de poloneses que imigraram para Toronto antes de seu nascimento, e que trabalhava, juntamente com seu pai, em um projeto de um motel para amigos da família, resolveu ingressar no mercado hoteleiro criando sua própria rede. Em 1960 ele fundou uma empresa com o apoio do pai, Max Sharp, e no ano seguinte, no primeiro dia da primavera, inaugurou o primeiro hotel FOUR SEASONS MOTOR HOTEL tendo como investidores iniciais Murray Koffler, Eddie Creed e Fred Eisen. O hotel de 125 quartos, localizado centro da cidade de Toronto, se transformou em um oásis por os viajantes de negócios. Ele inaugurou seu primeiro hotel baseado em um simples princípio: tratar cada cliente como um convidado especial. Começava então uma revolução na indústria hoteleira com atendimento e serviços pessoais impecáveis. Em 1963, um segundo hotel foi inaugurado também na cidade de Toronto. Sharp novamente contratou o arquiteto Peter Dickinson, responsável pelo revolucionário e moderno projeto do primeiro hotel. O sofisticado hotel em estilo urbano rapidamente se tornou um enorme sucesso.  

O conceito de super luxo não fez parte da marca FOUR SEASONS até a construção de um hotel na cidade de Londres em 1972. Isto porque, Sharp achou que o novo hotel londrino deveria competir com os melhores e mais tradicionais da cidade como o Claridge's e o The Connaught. A partir de 1974, devido aos estratosféricos custos na construção de um novo hotel na cidade de Vancouver que quase levou a empresa à falência, o FOUR SEASONS passaria nos anos seguintes por uma transformação em seu conceito, deixando de ser proprietário para transformar-se em gerenciador. No final desta década, em 1979, a rede inaugurou seu primeiro hotel em solo americano, localizada na tradicional Avenida Pensilvânia na capital Washington. No ano de 1985, a rede introduziu um novo conceito: residências privadas, onde hóspedes através de uma sociedade fracionária podiam literalmente morar no hotel pelo período que desejassem.
-
-
Em 1986, mesmo ano em que abriu seu capital na Bolsa de Valores, o FOUR SEASONS inaugurou o primeiro hotel da rede com serviço completo de SPA e campos de golfe na cidade de Dallas. Ao final desta década, doze cidades americanas já possuíam um hotel FOUR SEASONS, incluindo Filadélfia, Boston, Los Angeles e Chicago. No início da década de 90, a rede inaugurou seus primeiros resorts em regiões tropicais, localizados em Maui no Havaí e na idílica ilha caribenha de Nevis. Ao final de 1992, ano em que a rede inaugurou sua primeira unidade na Ásia, localizada em Tóquio, o FOUR SEASONS excedeu o número de 10.000 quartos. No ano seguinte, inaugurou seu primeiro hotel em uma propriedade histórica, um convento renascentista na cidade de Milão.
- 
Foi nesta década que a rede entrou em competição direta com o Ritz-Carlton, e dando ênfase na arquitetura local e serviços padronizados impecáveis, ganhou participação de mercado no segmento de luxo. A chegada do novo milênio trouxe também várias novidades como o primeiro hotel no Cairo (2000), o primeiro resort no Oriente Médio em Sharm El Sheikh (2002), o primeiro hotel na China (2002) e o primeiro resort nas montanhas, localizado em Jackson Hole, estado americano do Wyoming, inaugurado em 2003. Em 2007, a empresa teve seu capital fechado em uma operação no valor de US$ 3.8 bilhões comandada pelos fundos de investimento de Bill Gates e do príncipe saudita Alwaleed bin Talal.



Sinônimo de qualidade e luxo em todo o mundo, a rede canadense de hotéis desembarcou recentemente na America do Sul. A escolha dos lugares para seus dois primeiros empreendimentos no continente foi feita na medida certa para que, combinados, os hotéis formassem o roteiro perfeito para uma viagem de sonhos: Buenos Aires (bairro da Recoleta) e Carmelo (situado às margens do Rio da Plata em um cenário cinematográfico, cercado de campos de golfe, praias desertas e florestas de eucaliptos e pinheiros).
  -

Entre novidades recentes para seus hóspedes exigentes estão o resort da paradisíaca Bora Bora, bangalôs construídos sobre palafitas; o das ilhas Maurício, inaugurado no final de 2008; outro aberto em 2009, o resort localizado nas Ilhas Seychelles; o de Beirute, na capital do Líbano; e o Istanbul at the Bosphorus, segundo hotel na Turquia, em um palácio otomano no lado europeu da cidade. Atualmente a rede está se expandindo nos mercados emergentes que concentram hoje o crescimento econômico global. Têm no momento 14 hotéis em diferentes fases de construção na China, além de duas unidades já em operação em Hong Kong e Xangai. Opera um hotel em Mumbai e possuí vários outros projetos na Índia. Além de dois empreendimentos em construção na Rússia, nas cidades de Moscou e São Petesburgo.

 
A empresa hoteleira canadense também está negociando com investidores brasileiros e parcerias internacionais para a construção de até três unidades da rede no país. Embora ainda não tenha uma data alvo para entrada no mercado brasileiro, a FOUR SEASONS corre contra o tempo para inaugurar pelo menos um hotel no país, possivelmente no Rio de Janeiro, até 2014, quando será realizada a Copa do Mundo de Futebol. 





Os oásis de luxo

Em quase 50 anos a FOUR SEASONS se transformou em sinônimo de alto padrão de serviços e exclusividade, uma rede verdadeiramente inovadora na hotelaria mundial. Entre outras novidades, foi a FOUR SEASONS que introduziu os secadores e roupões nas habitações dos hotéis. Além disso, cada unidade da rede oferece “mimos” como serviço de quarto e concierge 24 horas, limpeza dos apartamentos duas vezes ao dia e jornais entregues diária e gratuitamente ao hóspede. Atualmente a rede FOUR SEASONS possui hotéis localizados em cidades cosmopolitas, históricas e pedacinhos paradisíacos de belezas naturais em todos os continentes, exceto a Antártida:
 

Américas
Estados Unidos: Atlanta, Austin, Aviara (Norte de San Diego), Boston, Chicago, Dallas, Havaí (Hualalai), Havaí (Lana'i at Manele Bay), Havaí (Lana'i Lodge at Koele), Havaí (Maui), Houston, Jackson Hole (Wyoming), Las Vegas, Beverly Hills, Westlake Village (Los Angeles), Miami, New York, Palm Beach, Palo Alto, Philadelphia, San Francisco, Santa Barbara, Scottsdale, Seattle, St. Louis, Vail, Washington (DC) e Whistler.
● Caribe: Nevis (Índias Ocidentais)
● Canadá: Toronto e Vancouver
● México: Cidade do México e Punta Mita (Riviera Mexicana)
● Argentina: Buenos Aires
● Uruguai: Carmelo
● Costa Rica: Guanacaste (província símbolo da hospedagem ecológica)
Ásia/Pacífico
● Austrália: Sidnei
● Cingapura
● China: Xangai e Hangzhou (at West Lake)
● Hong Kong
● Ilhas Maldivas: Kuda Huraa e Landaa Giraavaru
● Índia: Mumbai
● Indonésia: Jacarta, Bali (at Jimbaran Bay) e Bali (at Sayan)
● Japão: Tóquio (at Chinzan-so) e Tóquio (at Marunouchi)
● Macau
● Malásia: Langkawi
● Polinésia Francesa: Bora Bora
● Tailândia: Bangcoc, Golden Triangle, Koh Samui e Chiang Mai
● Taipei
Europa
● França: Paris e Provence
● Hungria: Budapeste
● Inglaterra: Londres, Canary Wharf (Londres) e Hampshire
● Irlanda: Dublin
● Itália: Florença e Milão
● Portugal: Lisboa
● República Checa: Praga
● Suíça: Genebra
● Turquia: Istanbul (at the Bosphorus) e Istanbul (at Sultanahmet)
Oriente Médio/África
● Arábia Saudita: Riad
● Catar: Doha
● Egito: Alexandria, Cairo (at The First Residence), Cairo (at Nile Plaza) e Sharm El Sheikh
● Ilhas Maurício
● Ilhas Seychelles
● Jordânia: Amã
● Líbano: Beirute
● Síria: Damasco





Dados corporativos

● Origem: Canadá
● Fundação: 1961
● Fundador: Isadore Sharp
● Sede mundial: Toronto, Ontário, Canadá
● Proprietário da marca: Four Seasons Hotels, Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Isadore Sharp
● CEO & Presidente: Kathleen P. Taylor
● Faturamento: US$ 4.8 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Hotéis: 86
● Presença global: 37 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 33.300
● Segmento: Turismo
● Principais produtos: Hotéis de luxo
● Ícones: O atendimento e os serviços impecáveis
● Website: www.fourseasons.com


 
A marca no mundo
 
Atualmente a rede FOUR SEASONS, especializada somente em hotéis de luxo, possui 86 unidades espalhadas por 37 países ao redor do mundo. Aproximadamente 50% de seus hotéis concentram-se na América do Norte. Em território latino-americano, sua presença limita-se a cinco unidades – duas no México, uma em Buenos Aires, uma em Carmelo (Uruguai) e outra na Costa Rica.
-
Você sabia?
 

A rede FOUR SEASONS trabalha com apenas uma marca e posiciona-se no segmento de hotéis de luxo de médio porte. Oitenta por cento de seus empreendimentos têm entre 150 e 250 quartos. Essa exclusividade conquistou clientes importantes como ex-presidente George Bush, o presidente eleito Barack Obama, Rolling Stones e Madonna.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Nenhum comentário: