sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

GUEST RELATIONS


               Hospitalidade é  praticar valores especiais


A hospitalidade é uma forma de relação humana baseada na ação recíproca entre visitantes e anfitriões. O sucesso desse relacionamento depende de inúmeros fatores. Mas, principalmente, dos valores daqueles que estão interagindo. Ou seja, dos princípios que orientam as condutas dos envolvidos na relação.

Na hotelaria nacional, as discussões sobre a hospitalidade vão além da simples difusão de idéias e técnicas do bom atendimento, pois dependem de uma discussão aprofundada sobre os valores que devem fundamentar as práticas de recepção aos turistas.

Em um hotel de luxo, a hospitalidade é o principal cartão de visita, fator determinante para a conquista de um hóspede. Por isso, todos os profissionais responsáveis pelo sucesso da hospedagem têm a missão de cuidar daquele que se hospeda. Mas quando o hóspede é vip – pessoas com problemas de saúde, autoridades municipais, estaduais e federais, representantes de entidades, autoridades de empresas e artistas de renome –, o sucesso da hospitalidade é tarefa de uma área que vem ganhando destaque: o Guest Relation Departament.

Ainda pouco conhecido no mercado, mas de grande relevância, o guest relation é um profissional de relações públicas que atua na prestação de serviços criteriosos para públicos exigentes. É hoje o principal link de comunicação entre o hotel e o hóspede vip. Para atender um hóspede selecionado, o guest relation precisa ter o dom da hospitalidade, possuir habilidade na comunicação oral, ser discreto, ter criatividade para descobrir valores específicos e conhecer as responsabilidades dos serviços de hotelaria (dependências, atrativos culturais e culinários, curiosidades da região, etc.).

A idéia é fazer com que esses hóspedes se sintam à vontade durante a estada, e por isso são oferecidos serviços diferenciados. O check-in e check-out são facilitados, a presença de flores, revistas e jornais também faz parte da composição dos apartamentos, assim como frutas, roupão, chinelo, livros e outros mimos. O objetivo do guest relation é realizar tudo o que for possível para satisfazer e antecipar-se às necessidades dos clientes, fazendo com que eles se sintam especialmente bem-vindos.
FONTE: REVISTA HOST

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