OS PROFISSIONAIS DA LINHA DE FRENTE- A RECEPÇÃO





Imagine um profissional como a imagem da empresa que trabalha, o primeiro e último contato com o cliente, qual a importância deste profissional nos resultados a serem alcançados?

E se esse profissional tiver de ser polivalente, executar várias funções e atividades de outros departamentos, além de conhecer todo o funcionamento dos serviços dessa empresa?

Diligentemente, informa e ajuda seus clientes de diversas nacionalidades e idiomas a resolverem problemas inusitados. No mercado atual, cada vez mais exigente, qual o valor de um profissional com essas características?

Mas que profissional é esse?

O chamado Front Office dos hotéis engloba em geral os setores de Mensageria, Telefonia, Concièrgerie e Recepção, este último é considerado o coração dos meios de hospedagem. Sabemos que os hóspedes geralmente ligam para a Recepção para qualquer assunto, para qualquer pedido e, sempre, para qualquer reclamação. Os Recepcionistas são aqueles que fazem este setor funcionar.

Quem acha que o Recepcionista Hoteleiro é só um recepcionista comum está completamente enganado. As habilidades exigidas para exercer o trabalho neste setor vão muito além do que muitos imaginam. Serei econômico e listarei somente algumas, entre tantas, funções e caractéristicas que o Recepcionista Hoteleiro possui: obrigação de conhecer todos os serviços de seu meio de hospedagem, conhecer todas as características das unidades habitacionais de seu meio de hospedagem, caixa, faturista, telefonista, supervisionar Mensageiros e Manobristas, estar atendo às questões de segurança e golpes para sua segurança e de seus hóspedes, conhecer os atrativos turísticos do destino onde trabalha, indicar serviços na cidade, ser no mímino bílingue, etc…

As competências destes profissionais são muitas para serem aqui colocadas, e sua importância é fundamental no resultado final da hospedagem do hóspede. Um atendimento pode maravilhar um cliente como também pode deixar uma imagem negativa e difícil de ser revertida.

O perfil deste profissional é procurado por todos os recrutadores e o estereótipo do profissional moderno, mas nosso mercado hoteleiro teima em não valorizá-lo. Infelizmente os salários pagos são bem abaixo do que merecem e parece que não há mudança nesta mentalidade ultrapassada.

Cada vez mais exigimos qualidade, comprometimento e eficiência, mas o que o mercado Hoteleiro dá em troca? Para se ter uma idéia, o salário de Recepcionistas muitas vezes se equipara ao de um Técnico de Manutenção ou de Garçons, não desmerecendo qualquer atividade profissional, mas os Recepcionistas são muito mais exigidos, possuem uma responsabilidade maior e um papel mais ativo no atendimento aos clientes de um meio de hospedagem.

Essa discrepância é causada principalmente pela falta de mobilização maior da classe, além disso esta é uma profissão ainda não regulamentada, não possuimos um sindicato laboral atuante e a empresas hoteleiras, salvo em alguns casos, não valorizam devidamente este profissional.

Nos anos precedentes aos eventos mais importantes da história recente do Brasil, uma Copa do Mundo e uma Olimpíadas no Rio de Janeiro, temos que reavaliar nossos conceitos sobre os profissionais de turismo. 

Temos que regulamentar as profissões ligadas ao turismo, valorizar os profissionais desta aérea e qualificá-los.

O Recepcionista Hoteleiro é um dos protagonistas da operação turística em qualquer destino, por que não começarmos esta mudança com eles? Os resultados serão imediatos.

No mundo de serviços…alguns ainda confundem  a palavra com serviçais…como atender bem se não são bem atendido pelos gestores do setor!!! Os treinamentos motivacionais não servem para nada se o profissional não tem o reconhecimento no próprio trabalho!

É a mais pura verdade. Enquanto os hoteleiros(empresários) não tiverem a consciência deste capital humano a área será sempre vista de forma preconceituosa e ainda de forma desvalorizada. Vamos fortalecer esta categoria de profissionais e nos impor nesta indústria que promete mudar os rumos da economia brasileira.

Em primeiro lugar, esse reconhecimento tão esperado, deva partir dos próprios meios de hospedagem e das respectivas autoridades do “trade”, para melhor valorizar e proporcionar novas formas de formação, especialização e motivação, para esses profissionais.
fonte: panhotas.com
Postar um comentário

Mais lidos

GOVERNANÇA DE HOTEL

O CAFÉ DA MANHÃ DE UM HOTEL

O GERENTE DE ALIMENTOS & BEBIDAS