quinta-feira, 30 de junho de 2011

WWW= A VITRINE DO SEU HOTEL X MARKETING


Gestão hoteleira, tudo pronto para o grande dia, a inauguração,  equipe toda treinada, gerente e chefias a posto e, cadê o site?
“Ah não o meu sobrinho  o Juninho, agente dar uns trocadinho para ele fazer o site do hotel , tira umas fotografias e agente coloca no site, para que gastar uma fortuna...(?)”

Esse é o cenário  comum e vivencio constantemente  essas barbaridades por alguns donos de hotéis, aqui segue as dicas para aqueles que respeitam seus clientes.

1. Pesquise o Cliente - Saiba Quem Você Deseja Atrair
Isto pode parecer óbvio, mas muitas vezes os hoteleiros se encontram pressionados pelo tempo e precisam cuidar de um milhão de outros detalhes, especialmente em épocas de lançamentos. O passo básico de descobrir para quem o seu conteúdo da web é direcionado, perde-se na confusão.
Antes de analisar o conteúdo de um site ou canal de mídia social é preciso voltar ao básico e identificar exatamente de quem você precisa e para quem vai falar - viajantes de estrada, hóspedes de negócios, viajantes a lazer, aposentados, famílias com filhos, etc.
Em seguida, você precisa ter esse conhecimento e gerar conteúdo que apelem para os grupos identificados.
2. Defina Metas de Conteúdo - Saiba Por Que Você Precisa Atingir esse Público
Depois de determinar quem é o seu alvo, é importante saber por que você está desenvolvendo conteúdo para eles. O que você espera alcançar com o conteúdo desenvolvido para o seu site, blog, canais sociais?
É o reconhecimento da marca, a fidelização de clientes, a capacidade de expor o seu hotel para novos clientes?
Uma vez identificados claramente os objetivos, deve-se constantemente avaliar as idéias de conteúdo ou oportunidades e as orientações de como se faz ou não para atingir as metas estabelecidas.
3. Comece com uma Escrita Profissional
Você não poupa em carpetes e mobília para o saguão do seu hotel, então por que deixar um amador arruinar a imagem on-line do seu hotel?
Escritas más e desorganizadas no conteúdo levarão os visitantes a irem embora do seu site. Invista tempo e dinheiro para contratar um profissional que possa mostrar o seu hotel.
4. Adicione Fotografias Profissionais
Talvez a única coisa pior do que o conteúdo do site escrito por um amador de fotografia é baleado por um amador. Mal iluminadas, fotos granuladas não vai vender o seu imóvel, não importa o quão bom ele é ou o que um negócio é o preço.
5. Use Videografia Profissional e/ou Passeios Virtuais

Os clientes querem ver exatamente o que estarão recebendo quando reservar um quarto on-line. Ao gravar vídeos ou desenvolver passeios virtuais, destaque o exterior do hotel, os espaços públicos, os refeitórios, as salas, os quartos e banheiros...
6. Tenha um Padrão e Siga-o
Um Padrão, ou Guia de Estilo, é a arma secreta do seu site. É o que mantém a imagem do seu site e todos os sites dentro da sua marca consistentes.
Expõe desde o tipo de fonte e tamanho, para o tamanho da foto e número de caracteres em cada bloco. Desenvolva cuidadosamente e aplique com rigor!
7. Use Palavras que Vendem
Venda a experiência de ficar em seu hotel. Lembre que você está vendendo mais do que apenas um lugar para dormir. Você está vendendo uma escapadela de fim de semana ou uma viagem de negócios sem surpresas.
Encontre palavras que definem a sua marca e inspire a experiência de visitar o seu hotel.
8. Conte sua História
Conecte todos os elementos pendentes do seu hotel para que eles contem uma história, tanto visualmente quanto verbalmente. Leve os visitantes a uma viagem através do seu hotel, do exterior para o quarto, com fotografias devidamente ordenadas que mostrem os pontos altos do hotel.
O conteúdo escrito deve fluir sem problemas de parágrafo a parágrafo, página a página, estabelecendo as normas para as expectativas dos hóspedes.
9. Seja Original
Cada hotel tem características únicas que o distinguem de todos os demais. É o seu serviço excepcional ao cliente e os biscoitos fresquinhos? Sua excelente localização? Seu serviço de transporte gratuito? Seu restaurantes de classe mundial? Ajude seus clientes a descobrir o que faz o seu hotel especial.
10. Use Palavras-Chave Bem Pesquisadas
Use ferramentas profissionais de otimização de sites para achar palavras-chave que potenciais clientes usam quando procuram um hotel e use-as.
 11. Forneça Conteúdo Centrado no Usuário
Fique só com o conteúdo que informa e educa o leitor. Com todo o drama acontecendo nestes dias a cerca de empresas que tentam jogar com os buscadores da rede, você vai acertar sempre com o simples fornecimento de informações que dizem respeito aos seus convidados.
12. Não Sobrecarregue Textos com Palavras-Chave
Palavras-chave são importantes, mas elas nunca devem ser manipuladas ou super utilizadas. Elas devem ser integradas ao texto afim de auxiliar os leitores em potencial na busca da informação que precisam.
13. Link Building
Link Building é a palavra da vez. Os sites de mais qualidade que se mostram como um "expert", aumentam a credibilidade aos olhos dos buscadores. Trabalhe ativamente para construir relacionamentos com os sites em sua área que poderiam linkar você. Lembre-se que o Link Building não é  um Link de Compartilhamento (Link Sharing). Esses últimos fazem pouco para promover a credibilidade do seu site.
14. Google Places
Não se esqueça de inserir as informações do seu hotel e palavras-chave no Google Places, onde listas aparecem antes de rankings orgânicos e incluem um mapa.
Estratégias de Marketing de hotéis falam que 20% das buscas do Google são de locais específicos e Marketing Sherpa observa que "a publicidade geotarget oferece um ROI (retorno de investimento) mais alto".
15. Balanço PPC e SEO
Utilize seu tempo e esforço na gestão dos PPC (Pay-Per-Click) e SEO (Search Engine Optimization). Administre os dois, assegurando que os funcionários trabalhando em cada uma das iniciativas coordenem abordagens, palavras-chave e o tempo de atividades.
16. Detalhes do Hotel
Certifique-se de que o texto tem todos os detalhes que os clientes querem sobre a localização, quartos, serviços de jantar no quarto e muito mais. Se você tiver máquina de lavar e secadores nos quartos, claramente diga isso na página dos quartos.
Se você oferece café no lobby, mencione. Os clientes pesquisam e tomam decisões baseados em amenidades, assim, deixar de fora algo não dá aos clientes uma imagem completa do que o seu hotel oferece.
17. Local e Transporte
A primeira coisa que a maioria dos viajantes querem saber quando chegam em uma nova cidade é onde se encontram em relação ao resto da cidade. O hotel fica na parte nordeste da cidade? Onde fica a parte cultural?  O centro?
Ajudar a orientar os seus convidados, oferecendo informações sobre a sua localização e fornecendo opções de transporte público, incluindo o ônibus mais próximo, trem ou paradas de metrô.
18. Atividades Locais e Eventos
Tire um tempo para a investigação das proximidades do hotel e inclua atrações e atividades que os hóspedes podem desfrutar durante seu tempo livre. Certifique-se de incluir os eventos locais e lembre-se de atualizá-los, pelo menos, a cada três meses.
19. Invista Tempo e Dinheiro em Tradução
Contrate um profissional que fale fluentemente o seu idioma, a fim de captar as nuances do seu idioma para a língua traduzida.
20. Busca de Palavras-Chave Localizada
Para manter uma alta busca de palavras-chave em texto traduzido, você precisa ter um Keyword Research, ou seja, uma busca de palavras-chaves localizada. Não basta assumir que a sua palavra no seu idioma pode ser traduzido e ainda manter um alto ranking de busca. Elas não podem.
O especialista Andy Atkins-Krüger diz: "[Palavras] não podem ser traduzidas de mercado para mercado ou de língua para língua. Você precisa começar do zero a cada vez, com uma pesquisa adequada. "

fonte: blog do turismo