Postagens

Mostrando postagens de Novembro 30, 2011

O ERRO DA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS NA HOTELARIA

De alguns anos para cá, a terceirização de alguns setores nos hotéis vem ganhando mercado e ao mesmo tempo preocupando os hoteleiros.
Existem os prós e contras nesse segmento, por um lado a empresa visando economizar em sua folha de salário procura contratar empresas de seguranças, equipes de limpeza, serviços de alimentos e bebidas, etc.  
Sou parcialmente contra a terceirização nos hotéis! A hotelaria é singular, quem faz a qualidade dos serviços são os funcionários do hotel, por mais que a empresa terceirizada tenha na sua equipe profissionais competentes, mesmo assim eles não tem o espírito da hospitalidade, não há comprometimento com a missão do hotel.
Dificilmente, veremos os profissionais terceirizados incorporarem as qualidades inerentes a todo profissional de hotelaria, por mais que suas empresas os treinem, ainda é deficiente.
Certo dia, estava em um hotel e procurei informações para uma senhora da limpeza em um dos corredores do hotel, a mesma humildemente disse que não era fu…

GRAND HOTEL CA’D’ORO – SÃO PAULO

Imagem
O hotel era o preferido de presidentes, reis, rainhas e artistas.
Foto: Mestre na Arte de Bem Receber - O senhor Fabrizio Guzzoni, fundador do Grand Hotel Ca'd'ro. Excepcionalmente rigoroso em tudo, trabalhou firme até os ultimos dias de vida.
Devo admitir que o senhor Guzzoni, hoteleiro exemplar e foi ele que me inspirou e até hoje sigo seus conselhos e quase  tudo que pratico na hotelaria tem um  pouco da essência do mestre Guzzoni Por três anos, trabalhei neste respeitável clássico da hotelaria paulistana. Sempre rigoroso com todos os detalhes, o mestre Guzzoni mesmo  na sua idade já avançada diariamente mantinha  sua rotina de trabalho.
Símbolo do charme de um centro paulistano que não existe mais, ao menos oficialmente, o Ca"d"Oro será reaberto nos próximos anos.


ILUSTRES HÓSPEDES
Em suas décadas áureas, o hotel - e o restaurante contíguo - era refinado ponto de encontro de autoridades, intelectuais e artistas. O pintor Di Cavalcanti (1987-1976) chegou a morar ali …