SABER OUVIR, UMA HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA OS PROFISSIONAIS DA HOTELARIA



Possuir habilidades de escuta é um dos requisitos mais importantes para a realização de um trabalho em gestão hoteleira. Isso pode não parecer óbvio à primeira vista, mas quando você pensa sobre tudo que envolve gestão de restaurante e hotel esta declaração faz todo o sentido. Hospitalidade é definido como bondade para com os estranhos e como um processo de relacionamento. A melhor definição enfoca o relacionamento e aspectos do processo, porque quem trabalha no negócio da hospitalidade sabe que é preciso atenção constante e consideração, para servir adequadamente as pessoas de uma forma que eles apreciam.
Ser um gestor da boa hospitalidade significa ser capaz de identificar as necessidades dos clientes e funcionários. Isso muitas vezes se resume a ser um bom ouvinte. Um bom ouvinte presta atenção quando as pessoas falam e não assimilar as informações com noções pré-concebidas. Um bom ouvinte é capaz de separar as informações importantes do resto do que é dito e usar essa informação para melhorar o serviço. 
Em outras palavras, boas habilidades de escuta pode ser considerada tanto uma ferramenta de motivação e atendimento ao cliente.

Como gerente de  hotel tem vários objetivos a manter sempre em mente.

* Mantenha os clientes satisfeitos com o serviço e hospitalidade
* Encontrar soluções criativas para problemas potenciais
* Desenvolver formas para se manter competitiva
* Seja sensível às necessidades do cliente
* Manter ambiente pessoal de trabalho produtivo que promove a criatividade e mantém o moral

Estes são os objetivos principais que exigem um gestor bem treinado que tem as habilidades certas em ouvir além da capacidade de gerar novas idéias que podem ser implementadas com sucesso.

Boa capacidade de escuta envolvem muito mais do que apenas ouvir o que as pessoas estão dizendo. Como um gerente de hotel, restaurante ou até mesmo cosmetologia você tem que ser capaz de ler entre as linhas e determinar quais serviços ou problemas que precisa resolver. Muitas vezes as pessoas expressam idéias ou preocupações indiretamente e cabe ao gerente para interpretar corretamente o que está sendo dito. A indústria da hospitalidade é extremamente competitivo e que faz com que a satisfação do cliente uma prioridade.
Mas um bom gerente também aprende a ouvir o seu pessoal. Um cozinheiro comercial patisserie, ou chef gourmet, ou um gerente de hotel deve desenvolver uma equipe de pessoas que trabalham bem juntos. O pessoal deve ter a mesma visão e o mesmo compromisso com o serviço ao cliente como o gerente. Ser capaz de ouvir as necessidades de pessoal também é fundamental para ser um bom gerente.
Idéias que motivam
O negócio da hospitalidade é rápido e exigente. Quanto mais a equipe funcionar como uma equipe, mais suave a operação. Gerentes são responsáveis por coordenar os esforços de um grupo diversificado de pessoas. Mas a equipe também terá grandes idéias sobre como melhorar as operações e como adicionar ou melhorar os serviços para melhorar a satisfação do cliente. Um sinal de um bom gerente é aquele que é capaz de ouvir as idéias e tomar decisões quanto à sua utilização de forma que motiva e não desestimular o pessoal.
Gestão da hospitalidade é tudo sobre como criar satisfação do cliente em um ambiente altamente competitivo e rápido, motivando os funcionários para fornecer excelente serviço. É por isso que habilidades de escuta são necessários na gestão de hospitalidade!
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