quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Segmentação de mercado da hotelaria



Linhas de produtos e marcas

A maioria das organizações de serviço oferece uma linha de produtos, e não um único produto. Alguns desses produtos são muito diferentes de outros – como é o caso, por exemplo, de uma empresa que se dedica a diversas áreas e negócios. Em um setor especifico, uma grande empresa pode oferecer diversos itens com posicionamentos diferentes, cada um identificado por um nome de marca separado. Os Estados Unidos tem mais de 200 marcas de hotéis que concorrem por negócios, mais do que qualquer outra categoria de produto. Muitas cadeias de hotéis oferecem uma família de marcas; por exemplo, a Marriott Corporation  oferece diversas marcas de hotéis e balneários sob a marca guarda-chuva Marriott:

  • Marriott Hotels  ( grandes hotéis de serviços completos em cidades, que oferecem grandes áreas públicas e instalações para reuniões).
  • Marriott Resort (hotéis amplos, de serviços completos, em áreas de balneários, que oferecem instalações para reuniões e acesso a vários atrativos , como esportes e recreação).
  • Courtyard by Marriott ( hotéis de porte médio sem instalações  para conferencias, dirigidos  a executivos em viagem, que querem quartos confortáveis e serviços administrativos, porém menos comodidades).
  • Fairfield Inn ( quartos econômicos com serviços de hotelaria limitado).
  • Residence Inn ( oferece quarto, sala e cozinha a preços de um quarto em hotel de serviços completos, dirigidos a clientes que precisam de áreas com mais espaço de trabalho e que planejam permanecer vários dias).
  • Spring Hill Suites ( hotéis só com suítes, de preço moderado, dirigido a executivos em viagem e turistas, oferecendo áreas separadas de trabalho, de dormir  e de refeições, incluindo uma copa com pia, forno de microondas e cafeteria).
  • Towne Place Suites ( suítes com cozinhas completas projetadas para estadias longas, oferecendo o conforto residencial de uma casa a preços razoáveis).
  • Marriot Vacation Club International ( vilas em balneários, para ferias).

Como pode ver, cada marca promete um mix distinto de benefícios, dirigido a um segmento diferente de clientes. As ofertas variam por nível de serviço ( e, portanto, por preço); também há várias configurações de quartos disponíveis; certas marcas têm como alvo hóspedes que farão uma estadia prolongada; e as duas marcas de balneários visam primeiro ao público em férias. Em alguns casos, a segmentação é baseada em situação: o mesmo individuo pode ter diferentes necessidades ( e disposição de pagar) sob circunstâncias diferentes.
                                                                                 
                                                                                    Extraído do livro: marketing de serviço - Lovelock

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