A Governanta Executiva


A Governanta Executiva é  a profissional responsável por toda coordenação da limpeza do hotel. Ela tipicamente tem um entendimento de gerenciamento de pessoal e gerenciamento geral de limpeza de apartamentos e toda infra estrutura hoteleira. Para se tornar uma Governanta, ela deve ter alguma educação universitária e experiência na industria hoteleira. Grandes organizações podem solicitar um diploma de bacharel em gerenciamento de hotel para uma Governanta Executiva.
Governantas são tipicamente empregadas em hospitais, hotéis e comunidades para retiro. Estas gerentes são responsáveis pela limpeza diária dos apartamentos na propriedade. Uma pessoa desejando se tornar uma governanta deveria tentar trabalhar no Departamento de Governança de um hotel. Esta posição inicial dará a ela uma visão geral das tarefas diárias necessárias para uma Gerente.
Limpeza é um trabalho físico intenso. O Staff da governança e gerente deverá ter condições de levantar ou carregar itens pesado. Esta profissão requer muitas abaixadas (com o corpo), caminhada e levantamento de peso durante o dia. Qualquer pessoa desejando se tornar uma Governanta Executiva deverá se sentir confortável trabalhando em uma função física em uma jornada de 8 horas diárias.
A maioria dos hotéis requerem que o Staff trabalhe em turnos. Estes turnos são manhãs, noites e madrugadas. Para se tornar uma Governanta Executiva uma pessoa deve estar confortável trabalhando em vários turnos durante o mês. Adicionalmente, ela poderá precisar trabalhar turnos duplos quando solicitado.
O Departamento de Governança é também responsável pela lavagem de todos os enxovais, tanto das Unidades Habitacionais (UH’), como de todo o hotel, restaurante, eventos, lençóis e toalhas  e uniformes de funcionários, roupas de hospedes . Esta tarefa é um empreendimento extensivo em grandes hotéis.  São atribuições diárias que estão diretamente sob a responsabilidade da Governanta Executiva. Manter um inventário e controlar os achados e perdidos.
A Governanta Executiva deve ter fortes habilidades no serviço ao hóspede. Elas precisam ter um bom entendimento do gerenciamento de funcionários, treinamento e leis trabalhistas. Muitos hotéis trabalham com mão de obra sindicalizadas. Isto faz com que o gerenciamento de funcionários e habilidade na comunicação um elemento crítico para se tornar uma Governanta Executiva.
Elas também precisam ter habilidades organizacionais excelentes. Ela é responsável pela preparação da folha de pagamento, preparação de turnos e o programa diário da limpeza dos apartamentos. Este programa de limpeza indica a ordem em que os apartamentos serão limpos em um dia específico. Estas programações requerem um planejamento apropriado e gerenciamento de designação de tarefas para cada funcionário.
Para se tornar uma Governanta Executiva a pessoa precisa ser muito orientada na questão limpeza. Ela é responsável pela inspeção de toda a propriedade. Isto requer uma verificação diária para certificar-se de que os apartamentos e áreas comuns atendam aos padrões necessários da organização.
Embora esta atividade seja tipica de um profissional feminino, algums hotéis contratam profissionais masculinos.
1 comentário

Mais lidos

GOVERNANÇA DE HOTEL

O CAFÉ DA MANHÃ DE UM HOTEL

O GERENTE DE ALIMENTOS & BEBIDAS