segunda-feira, 30 de abril de 2012

O Segredo dos Mimos na Hotelaria


As amenities

Em minhas constantes visitas aos hotéis, desde os mais simples aos mais luxuosos, procuro identificar minuciosamente detalhes que são despercebidos por alguns proprietários de hotéis.

Não há hóspede que não goste delas. As amenities – termo ainda sem tradução para o português daquelas miniaturas de produtos como xampu, sabonete e creme – se transformaram em um diferencial no mercado das viagens de luxo. Agrega valor ao hotel caprichar nos pequenos artigos de beleza, que podem ser de uma grife francesa ou simplesmente ter um perfume que dê vontade de usar. Nos hotéis mais básicos, as amenities cumprem a tarefa de compensar problemas de estrutura (como um banheiro pequeno) ou de serviço sem nenhum diferencial

As ammenities que são itens básicos distribuídos nas unidades habitacionais de maneira comum, como um sabonete,  xampu e condicionador.  Muito bem, alguns proprietários de hotéis quando não são hoteleiros, pecam gravemente em disponibilizar esses itens de qualidade inferior ao padrão do hotel, justificando que são produtos supérfluos e oneram as despesas do hotel.

Você proprietário de um hotel e pensa dessa maneira, por favor, mude de ramo, é preferível ter um hotel para cachorros.

Lamentavelmente, conheci um determinado hotel onde a proprietária, aproveitava as sobras de sabonetes usados para fazer “detergente”, para limpeza das dependências do hotel.

São inúmeros os absurdos que se praticam nessas hospedarias, tais como:

Usar papel higiênico de péssima qualidade, produtos de lavanderia e limpeza de fabricação caseira, aproveitar o óleo da cozinha para fazer sabão, enxovais de cama e banheiro dos mais baratos, enfim a lista é enorme e cabe aqui um alerta, esse tipo de atitude por parte dos proprietários atrairá hóspedes com os mesmos comportamentos  miseráveis e não reclame se o seu hotel  está com uma péssima ocupação.


Os mimos têm um simbolismo e transmite uma mensagem do hotel para seus  hóspedes, quando ele escolhe um determinado hotel é por circunstâncias e razões diversas e cabe cada hotel prioritariamente estudar o perfil dos seus clientes, e tratar de oferecer serviços que atendam as necessidades de modo geral.

No mercado existem empresas exclusivas que oferecem itens  desde uma qualidade inferior  à uma linha fina, por exemplo:  uma linha Armani!  Torna se importante conhecer cada produto que escolher para compor a qualidade dos ammenities do seu hotel, procure identificar o que se adéqua ao perfil dos seus hóspedes, se são executivos procure colocar itens de aromas masculinos, por exemplo. Muito cuidado  com os sabonetes de erva doce  que já estão saturados e mais parecem itens de motel.  
Quando um hotel disponibiliza itens de qualidade  para seus hóspedes, cria uma relação de respeito entre as partes, nós hoteleiros sabemos que nada é distribuído de graça para os hóspedes, as ammenities tem um valor agregado as tarifa de apartamentos.


As indústrias de cosméticos descobriram o filão e hoje investem nas miniaturas. A maioria das marcas só produz certos produtos para hotéis. Ou seja, devem acreditar que, se você testou e realmente gostou da amenity, pode, no futuro, se tornar consumidor de outros produtos da mesma marca. Os hóspedes, por sua vez, dificilmente resistem a novidades. Já vi gente dar gorjeta para a camareira, elogiando os cosméticos, na esperança de ganhá-los de presente no dia do check-out. E clientes elegantes surrupiarem um ou dois xampus do carrinho estacionado no corredor. Ladrões de amenities amadores, no entanto, roubam muitos de uma vez. Ou se esquecem de embalar os pequenos frascos em saco plástico, chegando em casa com uma surpresa desagradável dentro da mala.

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