O que eu aprendi nas cadeias hoteleiras



ACCOR 

A compreensão de que seus colaboradores são a base para a excelência no setor de serviços levou a Accor Brasil a se tornar uma das melhores Empresas  de HOSPITALIDADE..
Accor na América Latina está presente em 8 países, com cerca de 160 hotéis e mais de 25 mil quartos das redes Sofitel, Pullman, Novotel, Mercure, ibis e Formule 1.
Líder mundial em operação hoteleira e líder de mercado na Europa, Accor está presente em 90 países, com 4.100 hotéis e cerca de 500 mil quartos.
O amplo portfólio de marcas da Accor - Sofitel, Pullman, MGallery, Novotel, Suite Novotel, Mercure, Adagio, ibis, all seasons, Etap Hotel, Formule 1, hotelF1 e Motel 6, e as atividades relacionadas, Thalassa sea & spa e Lenôtre – representam uma extensa oferta, do luxo ao econômico. Com 145 mil funcionários no mundo, o Grupo oferece a seus clientes e parceiros cerca de 45 anos de experiência em hotelaria.
O grupo ACCOR foi onde comecei a dar os  primeiros passos na hotelaria internacional, logo nos anos 90, o conceito  de “ flat” ( apart-hotel)  expandia-se e o grupo foi um dos pioneiros nesse tipo de segmento, chegando ao ponto de ser chamado de “fletaria “.
Logo de inicio percebi o quanto era preciso aprender para seguir uma carreia na hotelaria, foi então que se deu inicio aos cursos de hotelaria, contava-se nos dedos as faculdades de hotelaria se quiséssemos aprender,  não teria  lugar melhor que  o próprio local de trabalho.
“Assim que cheguei para trabalhar na rede ACCOR e fui lotado no PARTHENON observei que ali não tinha nada haver com a ACCOR.Primeiro que você não era funcionário da ACCOR e sim do condomínio que contratava o serviço,mesmo assim eles iam te empurrando toda a filosofia da ACCOR ,sem falar que mandavam informativos vindo da sede de SP ,onde todos estavam felizes,mas nunca tinha fotos de funcionários do Parthenon e sim da ACCOR.”

SOL MELIÁ

A Sol Meliá é uma cadeia hoteleira Espanhola fundada por Gabriel Escarrer Juliá em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha). Ocupa o primeiro lugar no ranking Espanhol tanto no segmento urbano como no de lazer, o terceiro europeu e o décimo segundo do mundo. É, além disso, líder mundial em lazer na América Latina e no Caribe. Conta com cerca de 350 hotéis, 85.000 apartamentos em 30 países de quatro continentes.
 
As marcas com as quais comercializa seus produtos são: Meliá Hotels & Resorts, ME by Meliá, TRYP Hotels, Sol Hotels, Paradisus Resorts e Sol Meliá Vacation Club. Cada uma das marcas hoteleiras está criada para satisfazer um público exigente, que não só valoriza uma localização estratégica do estabelecimento e serviços de qualidade se não que se encanta por um tratamento personalizado através da experiência que vive durante sua hospedagem. A Sol Meliá pensou nas diferentes etapas, nos gostos e necessidades que têm seus clientes durante sua vida e oferece produtos adequados a cada uma delas.

Existe uma acerta similaridade com a accor em termos de administração de flat, (apart-hotel), na verdade é um grupo  que visa acima de tudo explorar os recursos regionais, ao contrário da Accor, o Sol Meliá não tem uma filosofia  que valoriza o potencial de seus colaboradores, o corporativo onde fica o RH, mas parece um baluarte, território proibido para os meros mortais, para você falar com o (a) gerente de RH é preciso ir até o consulado da Espanha pedir um visto (*)

HILTON  INTERNATIONAL

Eu só tenho muito a agradecer a esse grupo, não existe rede melhor para se trabalhar, costumo dizer que fiz minha graduação  e minha pós-graduação em hotelaria no São Paulo Hilton Hotel.

É impressionante como a filosofia e o espírito da hospitalidade imperam em cada hotel Hilton, e seus colaboradores se impregnam de tal forma que independente do ambiente em que trabalhe  ou  um ex-funcionário, ele carregará essencialmente essa cultura.
 
Percebe se que o grupo Hilton não ambiciona a proliferação da sua marca em cada esquina, como a maioria dos outros grupos o faz. A prova disso é que no Brasil só existe praticamente 2 unidades, sendo 1 em São Paulo e outra em Belém/Pará, porém muito em breve só ficará a unidade paulistana.

Com mais de 500 hotéis e resorts em seis continentes, o Hilton Hotels & Resorts continua a ser um líder inovador no segmento de hotelaria de serviços completos, e o nome mais reconhecido globalmente no setor.

O que é  mais interessante no Hilton  é a forma como o RH   trata  seus colaboradores, com carinho, atenção, existe uma preocupação por todos aqueles  profissionais que atuam no departamento de incutir e praticar  a arte da hospitalidade, a  transparência, a  amabilidade é perceptivel desde o primeiro contato de um candidato a preencher um formulario de solicitação de emprego a todos os funcionarios de todos os niveis, seja ele um faxineiro ou um gerente  de departamento, o tratamento é o mesmo. Algo que não encontrei  em nenhuma das empresas  que trabalhei. Se você precisar conversar com um funcionario do RH, não se mede esforços, as portas estão abertas, isso sim é um Departamento de Recursos Humanos!!!


Eu tenho muito orgulho de ter trabalhado no Hilton, pois aprendi tudo que sei e, sua filosofia de hospitalidade eu aplico atualmente na minha vida profissional

Postar um comentário

Mais lidos

GOVERNANÇA DE HOTEL

O CAFÉ DA MANHÃ DE UM HOTEL

O GERENTE DE ALIMENTOS & BEBIDAS