sexta-feira, 24 de agosto de 2012

TODO HOTEL PRECISA DE PESSOAS ALTAMENTE MOTIVADAS



Divida mais que o sonho – divida o lucro! É muito importante dividir o resultado financeiro com as pessoas que conquistaram o sonho com você.

Para atrair, reter e motivar os talentos do seu hotel será importante que você tenha um sonho grande e saiba comunicar e engajar a todos os funcionários. Mas tudo isso só terá valor para companhia se for para motivar e alinhar as pessoas em busca da maximização (de forma sustentável) do lucro, que deve ser o objetivo de todas os hotéis.

São os lucros que irão atrair gente boa e motivada, gerando oportunidades para o crescimento das pessoas e, conseqüentemente, do hotel.

A razão para o lucro ser o principal fator de atração, retenção e motivação de longo prazo é que as pessoas sempre almejam aumentar sua remuneração e suas conquistas financeiras.
É muito importante que o hotel ofereça um clima de trabalho agradável, respeitoso, com oportunidades de aprendizado e crescimento profissional, mas a principal razão pela qual o funcionário irá acordar cedo e dar o seu máximo são as ambições de comprar um imóvel, viajar com a família, custear estudos dos filhos...

Placas e bandas de músicas têm o seu lugar. Mas, sem dinheiro, as recompensas perdem muito impacto” – Jack Welch


Um sistema baseado na meritocracia, atrativa e transparente de remuneração variável é o que alavanca o potencial das pessoas.
A remuneração variável tem o papel de estratégico de reter e motivar os talentos imperdíveis da companhia e de atrair talentos do mercado. Nunca se esqueça de que o principal ativo dos hotéis são pessoas talentosas, motivadas, crescendo com seus resultados e recompensadas por isto.
As duas alternativas mais utilizadas para implementar a remuneração variável são através de bônus anual ou participação nos lucros, resultados de curto prazo e táticos, e stock options, resultados de longo prazo e estratégicos.
Eu sempre recomendo que os empreendedores implementem um plano de stock options, pois cria a convergência de interesses e objetivos da empresa e dos executivos a longo prazo; direciona os executivos para a visão de perpetuação e criação de valor sustentável do negocio e cria um valor emocional para o executivo  - “sócio” da empresa! 

Um comentário:

Maíra disse...

O público interno de uma empresa é tão importante quanto o externo. O Ouro Minas Palace Hotel, o único cinco estrelas de Belo Horizonte, além de valorizar os clientes, que são a razão de sua existência, enaltece o trabalho de seus mais de 300 colaboradores, investindo na satisfação e no aperfeiçoamento, como explica o diretor de marketing, Alexandre Campos Drumond.