Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 17, 2012

SABER OUVIR, UMA HABILIDADE INDISPENSÁVEL PARA OS PROFISSIONAIS DA HOTELARIA

Imagem
Possuir habilidades de escuta é um dos requisitos mais importantes para a realização de um trabalho em gestão hoteleira. Isso pode não parecer óbvio à primeira vista, mas quando você pensa sobre tudo que envolve gestão de restaurante e hotel esta declaração faz todo o sentido. Hospitalidade é definido como bondade para com os estranhos e como um processo de relacionamento. A melhor definição enfoca o relacionamento e aspectos do processo, porque quem trabalha no negócio da hospitalidade sabe que é preciso atenção constante e consideração, para servir adequadamente as pessoas de uma forma que eles apreciam. Ser um gestor da boa hospitalidade significa ser capaz de identificar as necessidades dos clientes e funcionários. Isso muitas vezes se resume a ser um bom ouvinte. Um bom ouvinte presta atenção quando as pessoas falam e não assimilar as informações com noções pré-concebidas. Um bom ouvinte é capaz de separar as informações importantes do resto do que é dito e usar essa informação…

O QUE OS CURSOS DE HOTELARIA NO BRASIL ESTÃO ENSINANDO AOS FUTUROS HOTELEIROS?

Imagem
A hospitalidade, enquanto campo de estudo acadêmico, é bastante recente. O termo usado por vários estudiosos descreve a hospitalidade como o estudo de atividades de hotelaria e catering. Outros preferem ampliar o leque de definições e explorar a hospitalidade como atos de recepcionar, hospedar, alimentar e entreter pessoas.

Muitos cursos têm um amplo espectro de ensino. Como resultado, os educadores são confrontados com um dilema: deve o curso ser orientado para habilidades técnico-profissionais voltadas à oferta de serviços de alimentos e bebidas, hospedagem, técnicas de coordenação de equipes de trabalho ou deve o currículo ser orientado para o gerenciamento de negócios?

A formação deste profissional pode tanto por cursos de bacharelado quanto tecnólogos. O primeiro mescla matérias teóricas e práticas, com uma formação mais generalista, por incluir matérias como contabilidade, filosofia, comunicação e expressão, marketing, gestão financeira, geopolítica e economia mundial, entre ou…