Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 3, 2012

EXCELENCIA EM ATENDIMENTO, É ISSO!

Embarquei no aeroporto de Guarulhos (SP), num dia  daqueles de frio! Com destino ao norte, ao chegar no meu destino desci da aeronave com  temperatura de  40 graus! O choque térmico foi inevitável. Para piorar a situação o carro com motorista que me levou até o hotel, estava sem ar condicionado e naquele percurso já imaginava como seria a minha estadia no hotel, me perguntava: será que tinha ventilador, ou ar-condicionado? Exatamente 14h da tarde, num sol de rachar, veio a surpresa.

Ao descer do carro, veio ao meu encontro um rapazinho, - mensageiro -com um sorriso sincero e dando as boas vindas! Pegou minha bagagem, abriu a porta e me dirigi até o balcão da recepção. O acolhimento não foi diferente, a recepcionista com um sorriso me deu um boa tarde, (mas um boa tarde de verdade!). O ambiente climatizado e quando olho para o lado um garçom com uma bandeja me oferecendo água e suco! Coisa que nunca vi em hotel nenhum. Naquele momento, percebi que ali havia hospitalidade e fiquei real…

Os sete hábitos dos garçons altamente eficazes na hotelaria

Imagem
Este artigo é uma referência explícita ao livro de Stephen Covey chamado “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”. E porque não aplicá-los em seu hotel.

1º Hábito - Conhecer profundamente o cardápio e a proposta gastronômica do restaurante:

Um garçom altamente eficaz é aquele que mesmo que o estabelecimento em que ele trabalha não lhe proporcione a devida orientação e treinamento, tem a constante curiosidade e iniciativa de conhecer muito profundamente cada item do cardápio. Itens como procedência dos ingredientes, possibilidades de boas combinações, preços, produtos que por ventura estejam em falta no expediente atual, história do restaurante, dominar a carta de vinhos e etc. Devem estar na ponta da língua de um garçom muito bem preparado. A resposta para qualquer pergunta de um cliente deve vir de bate-pronto.

2º Hábito - Circulação constante:

Um garçom altamente eficaz procura manter-se em constante circulação entre os clientes. Isso gera no cliente a sensação de estar sempre s…