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Mostrando postagens de Fevereiro 24, 2012

TREINAMENTO E MOTIVAÇÃO NA HOTELARIA

Embora em geral os hotéis, na sua retórica, reconheçam que seus colaboradores tem um papel fundamental na formação dos níveis de satisfação dos clientes. Não é raro encontrarmos operações de serviços cujos funcionários de alto contato estão entre os piores remunerados e mal treinados da empresa, por mais contraditório que isso pareça. A prática mostra ser essa a realidade também em grande parte dos meios de hospedagem. Nestas situações, às vezes, as grandes redes hoteleiras (todas), tanto as nacionais e internacionais despendem consideráveis treinando seus  funcionários de back Office, os gestores  ( o que também é de grande importância), em seus centros de treinamento e desenvolvimento, mas negligenciam consideravelmente seus funcionários de linha de frente. Isso pode ser explicado em parte pelo excesso  de oferta desse tipo de mão de obra no Brasil e conseqüente baixa remuneração. Outra parte da explicação, agora invadindo indevidamente  a área da sociologia, vem do preconceito hist…