terça-feira, 6 de março de 2012

DICAS VALIOSAS PARA QUEM QUER TER SEU PRÓPRIO HOTEL

É comum despertarmos o interesse na busca por culturas, hábitos e regionalidades diferentes de nosso convívio e geralmente relacionamos esta ação ao turismo e viagens. E a cada viagem ou a cada ação como turista, desejamos sempre boas vindas, seja; em serviços qualificados, conforto, atrativos turísticos e segurança.
Desde então, a frente de tantas expectativas do turista, encontra-se a indústria de hospitalidade com seus bares, restaurantes, hotéis e demais estabelecimentos que apresentam melhorias continuas por responder atentamente as necessidades do consumidor. Por via desta avaliação, percebe-se que já há uma consolidação no presente e no futuro do campo hoteleiro com uma grande densidade de interesse de consumo.
Assim, empreender um hotel com serviços qualificados junto ao um bom plano de negócios, pode ser uma ótima opção.
Junto a grandes expectativas do crescente valor do turismo no Brasil, por sermos sede de uma copa do mundo em 2014. Você, já desejou montar um hotel e este ser considerado um dos serviços hoteleiros mais requisitados por turistas? Se sua resposta foi sim!  É primordial buscar em você um perfil de empreendedor hoteleiro que a este cabe algumas características.
Características de um Empreendedor Hoteleiro:
  • Você possui uma boa quantia em dinheiro e já tinha despertado a curiosidade de como montar um hotel, por se ver atento a questionamentos e detalhes do campo hoteleiro.
  • É naturalidade sua tomar a frente como um bom anfitrião, oferecendo informações a turistas que se vêem perdidos com mapas e endereços, ainda completa as boas vindas com hospitalidade e dicas de passeios?
  • Você já procurou saber mais detalhes do mercado atrativo de algumas regiões do Brasil que conseguem manter suas economias exclusivamente ligadas ao turismo.
  • E já percebeu que nestas regiões onde há maior proporção ao turismo, se consolidam também, a dedicação de todo o comercio por apresentar uma estrutura turística adequada; em conforto, hospitalidade e serviços qualificados?
  • E que diante destas analises, desejou estar frente de um negocio bem organizado, como um hotel bem estruturado?
Se você se viu a duas ou três destas características acima? Este arquivo foi feito para você. Aqui, encontrará informações valiosas de como montar um hotel, desde diretrizes bases de um empreendimento Hoteleiro, pontos essenciais para criação de um plano de negócios, mais dicas para uma gestão hoteleira. Com estas informações, você será capaz de dar os primeiros passos e montar o seu Hotel.
Diretrizes bases para montar um hotel
Avalie o local
Há atratividades turísticas na cidade onde se localiza o seu ponto de negócio? Desde eventos folclóricos, competições esportivas, festivais, feiras, congressos mensais, clima estável por quase todo período anual que facilite atividades de rua, paisagens geográficas raras, cidade de rotina pacata que propõe tranqüilidade. E entre outras que cabe a adequações de sua importância.
Na região, já possui outros hotéis?
Se sim! Busque pesquisá-los como cliente exigente; preços praticados, conforto, instalações, ventilação, higiene, atendimento qualificado e serviços. Depois posicione o resultado da sua avaliação por categorias de serviços e instalações. Por estas, você poderá definir a que classe pertence os hotéis concorrentes, se luxo, superior, turístico, econômica, simples ou outros.
Observe também a clientela destes hotéis
Que tipo favorece mais, são turistas de regiões vizinhas, turistas estrangeiros, pessoas de negócios ou estudantes? Depois faça um estudo desses clientes como; gosto, suas principais necessidades, hábitos e o que mais procuram lazer, paisagens geográficas raras, sossego, entretenimento e outros. Em posse desta analise, você poderá apresentar um serviço diferenciado e programas atrativos que mais se adéqüe ao perfil da clientela.
Caso você tenha como fator primordial alcançar credibilidade e confiança dos turistas ao seu hotel?
Aconselho procurar mais informações sobre os serviços da ABIH (Associação Brasileira da indústria de hotéis) mais a EMBRATUR (Instituto Brasileiro de turismo) Estes buscam no empreendimento hoteleiro, avaliar qualidade das instalações, conforto, atendimento dos serviços prestados e entre outras. Depois da avaliação feita a sua proposta, cabe posicionar o resultado a categoria hoteleira que mais convém ao seu hotel. Dentre elas, são: Super Luxo SL, Luxo, Superior, Turístico, Econômico e Simples. Por estes também, estão presente parâmetros de uma estrela, duas estrelas, três a cinco estrelas.
Caso, deseje se ater a mais detalhes na padronização física e serviços do hotel que mais convém à requisitos da ABIH?
Já foram levantadas as analises do local, concorrência e clientela, o próximo passo será criar O Plano de serviços diferenciados do seu hotel.
Dicas para Montar o Hotel:
  • Invista em excelência nos serviços prestados; para isso contrate funcionários qualificados ao perfil; que possuam técnicas de atendimento ao público e que priorizem gentileza, prontidão, bom humor, controle emocional e conhecimentos mínimos de etiqueta social.
  • Mantenha suas instalações impecáveis a avaliação; Conforto, ventilação adequada, higiene, presteza e habilidades no atendimento e outras.
  • Crie estratégias para atrair clientes; Você poderá vincular seu hotel a programas de agencias de viagens. Amplie a viabilidade do seu empreendimento cadastre o seu hotel no sistema online de busca por Prestadores de Serviços Turísticos, o CADASTUR (do ministério do Turismo). Mantenha contatos e vínculos com taxistas e grupos de estudantes. Desta forma seu hotel ganhará indicação e referencia por instituições confiáveis.
  • Preze pelo bem estar dos hospedes: Proporcione privacidade e sossego aos hospedes durante sua estadia.
  • Preste um serviço mais personalizado aos hospedes que retornam; Para isso é necessário seus funcionários serem atentos e bons observadores aos gostos, escolhas e necessidades dos hospedes.
  • Caso seu hotel seja de seguimento turístico? Trabalhe bem a atratividade do seu hotel em baixa temporada, crie programas de entretenimento; EX; o seu hotel poderá realizar um dia na semana baile de dança de salão. Para isto, busque vinculo com uma ou duas academias de dança de salão que possa disponibilizar professores e melhores alunos para animar o baile. Disponibilize no seu hotel algumas bicicletas para aluguel e aos hóspedes que se interessarem, ofereça serviço de guia (*importante possuir noção de mecânica de bicicleta) e que tenha disponibilidade física de acompanhá-los em um passeio ciclístico.
  • Crie uma lista com melhores opções de lazer da cidade e a deixe disponível nos quartos; Restaurantes, barzinhos, boates, Shoppings, pontos turísticos e outros. Lembre-se que para isto, é necessário você estar sempre atualizado com os programas atrativos do local.
Escolha o segmento do seu hotel:
Como citei no inicio deste arquivo pela ABIH, existi varias categorias de hotéis que vão desde super luxo, luxo, econômico, turístico, simples e outros. Cabe a você adequar seu investimento a o que mais convém a sua realidade de custo e beneficio.
Porém, escolhi detalhar a estrutura de um hotel que coubesse mais a empreendedores que desejam começar no ramo hoteleiro e buscam por características principais, que vão desde simplicidade, conforto e custo de diárias reduzido. Preenchendo estes requisitos, coube o “hotel de 1 estrela”.
Vale ressaltar, a decisão da dimensão do hotel cabe a escolha do empreendedor. Caso deseje informações de demais categorias de hotel, aconselho procurar informações no site da ABIH.
Abaixo apresento uma estrutura de hotel de “1 estrela”
Estrutura
  • Unidades Habitacionais -UH – média de 20.
  • Identificação da numeração das UH
  • Banheiros – Além dos banheiros dentro das UH. É necessário 1 banheiro feminino e 1 masculino próximo a recepção.
  • Corredores com Extintores de incêndio
  • Departamento administrativo
  • Refeitório
  • Cozinha
  • Área de serviço
  • Recepção
  • Estacionamento
  • Adaptar a estrutura do hotel com acessos de fácil locomoção, a pessoas que possuem mobilidade reduzida.
Equipamentos
Para os quartos:
  • Camas, colchões de solteiro e casal
  • Travesseiros, lençóis e toalhas
  • Frigobar
  • Criado mudo (mesa de cabeceira)
  • Guardar-roupas ou cômoda, cabideiros
  • Mesa com duas cadeiras
  • Televisor
Recepção
  • Carrinhos para transporte de bagagens
  • Extintores de incêndio
  • Máquina para impressão de cupons fiscais
  • Máquina de cartão de crédito
  • Central telefônica
  • Computadores
  • Estantes
  • Televisão
  • Sala de estar (sofás, tapete, mesa de centro e lateral, cesto com revistas)
Área administrativa
  • Mesa e cadeiras
  • Computadores
  • Armários
Refeitório
  • Mesas e cadeiras
  • Mesa ou balcão para colocar os alimentos
  • Louça, copos e talhares
Cozinha
  • Bancada para preparação dos alimentos
  • Fogão
  • Forno
  • Geladeira
  • Frízer
  • Panelas, louças, talheres, bandejas, formas e outros
  • Área para estoque de alimentos
Área de serviços
  • Carrinho de limpeza;
  • Enceradeiras industriais ou similares. Depende do piso que será limpo
    Rodos;
  • Roupas de cama;
  • Toalhas;
  • Vassouras;
  • Ventiladores
  • 2 maquinas de lavar roupas de grande porte
Contratação de Pessoal
  • Um Recepcionista
  • Duas Camareiras
  • Duas Copeiras
  • Duas pessoas para lavanderia
  • Um Agente administrativo
  • Um Gestor administrativo- o proprietário geralmente assumi esta posição
  • Um Mensageiro
  • Uma cozinheira e dois auxiliares
  • Um segurança
  • Um garçom (caso ofereça refeições maiores que o café da manhã)
O empreendedor deverá verificar a conveniência e a relação custo x benefício da instalação de equipamentos de ar condicionado ou calefação, dependendo da região onde o Hotel será instalado.
Financeiro
Chegou o momento de por a estrutura escolhida do seu porte hoteleiro a prova do custo e benefício. Somente junto a um bom plano de negócios, será possível ter uma viabilidade real do investimento de forma consciente. É fato que de inicio a uma empreitada de um hotel de 1 estrela, chegue ao valor de investimento R$ 300.000,00.
Porém, caso a quantia do seu investimento não alcance a estrutura do hotel que você desejaria? Adéqüe à estrutura de hotel mais cabível ao seu bolso, de repente reduzindo custos, como quantidade mínima de UHs e de equipamentos adquiridos. Mas que ressalte sempre a importância de manter o seu hotel de frente a um plano de estratégias com serviços qualificados e funcionários especializados. Você conseguirá abrir um bom negócio.
Para o dia a dia na administração do hotel crie seu plano de gestão hoteleira:
Fatores de importância que você deverá considerar para criação do plano de gestão do seu hotel. Divida as ações do hotel em:
Planejamento- Missão, objetivo, estratégias de alcance dos objetivos, programar as atividades (dias, horários e metas).
Organização- Divida o trabalho (funções), designe as atividades (horário, dedicação e metas), agrupe as atividades em setores e cargos, defina autoridades e responsabilidades.
Direção- Designar as pessoas, coordenar os esforços, comunicar, motivar e liderar.
Controle- Defina os padrões, monitore e avalie o desempenho dos funcionários, ação corretiva.
Legalize seu hotel
Vá à prefeitura da sua cidade, lá irão direcionar todo burocrático, documentos institucionais necessários para conseguir o alvará de funcionamento, o qual esteja de acordo com a legislação para esse ramo de atividades. Logo após procure um contador da sua cidade para realização dos procedimentos necessários para registrar a empresa.
Divulgue seu hotel
Procure as formas mais atrativas desde, internet, outdoors, rádio, serviço de som, vínculos com agencias de turismo e de taxistas entre outros.
Iniciando os serviços do seu hotel
Primeira ação que cabe a este item é a conquista de clientes. Para isto, invista em estratégias de promoção e divulgação desde;
  • Ações online – crie o site do hotel e garanta a presença do mesmo na internet com inserção de promoções em redes sociais e comunidades.
  • Marketing de relacionamento
  • Participação em feiras e eventos
  • Criação de roteiros e produtos promocionais – lua de mel, feriados, promocionais de baixa estação, produtos por público – incentivo, terceira idade, turismo pedagógico e outros.
  • Material promocional- Tenha sempre disponível na recepção do hotel e também em feiras e agencias de viagens.
“Faça da excelência nos serviços do seu hotel a realização de um sonho”