quarta-feira, 7 de março de 2012

DICA DE LEITURA PARA GERENTES


Acabei de ler este magnífico livro, e praticamente todo seu conteúdo está relacionado a indústria do serviço, mas precisamente a hotelaria, mas não é um livro especifico de hotelaria!

 
Seja Especial em seu Mercado de Joe Calloway redefiniu a competição com suas lições sobre como se diferenciar verdadeiramente em um mercado cheio de similaridades. 

Nessa Segunda Edição revisada e atualizada, Calloway repensa, reposiciona e da nova energia a essa mensagem.

Um novo capítulo sobre “fatores de desempate” fornece lições sobre a diferenciação de empresas como a Zappos, Apple Computer, Netfl ix, Café Du Monde, Hyundai e In-N-Out Burger.
Calloway também inclui idéias de vanguarda sobre a empresa Única em sua Categoria do futuro a partir de uma lista extraordinária de contribuidores, incluindo os autores de bestsellers Larry Winget (It´s Called Work for a Reason!) e Mark Sanborn (O Que Aprendi com meu Carteiro sobre o Trabalho e a Vida), o especialista em Ger-Y Jake Greene, o CEO da Pinnacle Financial Partners Terry Turner, os estrategistas de negócio Randy Pennington e John Spence, o especialista em formulação de marca Jack Sims, o consultor corporativo Chuck Feltz, os gurus do serviço ao cliente Scott McKain e John DiJulius, a especialista em vendas e marketing Sue Remes e a lenda dos motivacionais Jim Cathcart.

A Liderança Pelo Exemplo


Não se iluda. Num empresa hoteleira, nada ocorre de baixo para cima. Ou os dirigentes dão o exemplo ou nada ou pouco ocorrerá. Não adianta falar. Não adianta fazer discursos. Não adianta colocar faixas. Não adianta pregar quadrinhos nas paredes com frases de efeito e exortações para a qualidade, para o atendimento ao cliente, para a cortesia, para a prestação de serviços. Se os dirigentes não tiverem um genuíno comportamento e atitudes "exemplares" tudo ficará no discurso, na intenção e pouco ocorrerá de concreto, de efetivo dentro da empresa no dia-a-dia. Essa é a verdade, nua e crua.

De acordo com as pesquisas, os resultados são surpreendentes. Se você chega num hotel e é friamente ou rispidamente atendido na recepção, pode ter certeza, o gerente do hotel trata as pessoas e seus funcionários, fria e rispidamente. Se você é tratado com descortesia no estacionamento de um supermercado, pode ter certeza de que o gerente desse supermercado trata as pessoas com descortesia. Se você é tratado secamente pelas enfermeiras e atendentes num hospital, pode ter certeza – a direção do hospital trata a todos da mesma maneira. Se você numa empresa tem dificuldades em ser atendido com uma reclamação ou pedido, pode ter certeza – a diretoria e as gerências têm uma atitude negativa em relação a pedidos de clientes. E assim por diante. Se um garçom atende você mal num restaurante, pode ter certeza de que o dono ou gerente do restaurante trata mal os seus funcionários. Os funcionários de uma empresa repetem as atitudes e comportamentos de suas chefias. Acredite!

Assim é através do exemplo e das pequenas atitudes e comportamentos que emitimos no dia-a-dia que passamos a visão e os valores de nossa empresa aos nosso funcionários. Não adiantam campanhas, faixas, cartazes, panfletos se não houver o exemplo da liderança, principalmente nas pequenas coisas.

Tenho visto empresas que gastam tempo e recursos em campanhas institucionais de qualidade, por exemplo. São dezenas de peças – folhetos, faixas, livretos, pôsteres e até palestras falando e disseminando o conceito e a importância da qualidade. Na prática, pouca eficácia têm essas campanhas. Por quê? Porque a liderança da empresa não está "de fato" comprometida com a qualidade. E isso é demonstrado a cada momento, a cada comportamento, a cada decisão da diretoria. Na hora de escolher os fornecedores de matéria prima, escolhe-se não pela qualidade, mas pelo preço. Na hora de comprar equipamentos, escolhe-se não pela qualidade, mas pelo preço. Na hora de escolher a embalagem, escolhe-se a mais barata e não a que melhor protegerá o produto. Na hora de escolher os operadores de logística, escolhe-se os mais precários porque mais baratos. E a qualidade?

A qualidade fica no "discurso".

Da mesma forma, vejo os famosos programas de "Encantamento do Cliente". Na maioria das empresas são verdadeiras peças de ficção. Novamente uma campanha é lançada com pompa e circunstância, discursos e coquetéis. Mas na prática, os comportamentos emitidos pelos dirigentes vão em direção totalmente oposta ao tal "encantamento dos clientes".
Na prática os clientes são considerados impertinentes quando solicitam alguma atenção especial. Na prática são mal atendidos pela diretoria. Na prática, os dirigentes são inacessíveis aos clientes. Na prática tudo o que puder ser "tirado" do cliente e não "dado" ao cliente é a regra do dia-a-dia.

E o "encantamento do cliente" fica, novamente, no discurso.

Enquanto os dirigentes e "líderes" não tiverem consciência de que se não derem o exemplo de atendimento, qualidade, comprometimento, atenção aos detalhes, follow up, educação, cortesia, limpeza, respeito, etc., nada disso ocorrerá na empresa, estaremos vivendo a mentira dos quadrinhos e das faixas de exortação. Continuaremos ouvindo a telefonista repetir, com aquela voz mecânica que nossa ligação é a coisa mais importante para a empresa e continuaremos a receber o tratamento frio, descortês, descomprometido e sem os resultados que esperamos, como clientes.
fonte:www.anthropos.com.br

Funcionários de hotel aquecem camas de hóspedes

Com as recentes vagas de frio que se fazem sentir este Inverno na Europa, a cadeia de hotéis Holiday Inn decidiu tomar uma atitude inédita: meter funcionários na cama com os clientes dos seus estabelecimentos até que o frio passe.



Os hoteleiros afirmam que desta forma podem ajudar os seus hóspedes a passar uma noite descansada, mantendo o frio à distância.


Os funcionários estarão vestidos com uma peça de roupa única, evitando o contacto directo com os lençóis, e aquecem a cama dos hóspedes cinco minutos antes destes irem dormir. O serviço é gratuito e terá início ainda este mês em hotéis de Londres e Manchester.