sexta-feira, 20 de abril de 2012

QUAL O CUSTO DE UM INVESTIMENTO EM CONSULTORIA HOTELEIRA?




Sou um profissional da hotelaria e atuo nesse segmento a mais de 25 anos, tenho experiência  em todos os departamentos de um hotel, de pequeno a médio e grande porte. Porém devo admitir que tenha habilidades e conhecimentos limitados em algumas áreas e em outras sou especialista e ninguém melhor do que eu para realizá-las.
Embora alguns profissionais se vendam como o “senhores de todo conhecimento”, e que irão solucionar todos os problemas do seu cliente, não é verdade. Se existir algum  desses  que se propõem a tal  feitio, desconfie.
Existem no mercado  consultores independentes e empresas de consultoria,  esta última atua com uma equipe de especialistas  em suas respectivas áreas, alimentos e bebidas, hospedagem, finanças, etc.
Todavia não posso responder pelos demais profissionais e sim pela minha pessoa!  Atualmente sou Gerente Geral de uma unidade hoteleira de médio porte, no qual  eu fiz toda gestão desde o inicio das obras até os dias atuais, e tenho um imenso orgulho desse empreendimento que é um sucesso e tornou-se  meu cartão de visita, uma referência concreta do meu trabalho como consultor no qual não tive assessoria de nenhum outro profissional  tenho esse orgulho porque acompanhei todo o trabalho  das obras, junto com engenheiros e arquitetos, compras, de cada prego, cada tijolo, cada item desse empreendimento eu fui o responsável 100% por tudo. Mas o maior  desafio não foi construir um hotel, e sim, colocar o navio  nas águas com uma tripulação totalmente inexperiente, numa cidade onde não há mão de obra especializada para trabalhar em um hotel de alto padrão, fiz todo o recrutamento, seleção, formei as equipes de governança, alimentos e bebidas, administrativo, treinei cada um  dos membros de equipe e hoje  o hotel é um referencial até para as grandes cadeias hoteleiras.
Já estou no segundo ano de minha gestão, com uma ocupação mensal de 95%  uma DM acima  do esperado, um nível excelente de satisfação por parte dos hóspedes. O que é mais gratificante em tudo isso não é o dinheiro e sim o sabor do dever cumprido. Não há dinheiro  que pague a satisfação de olhar  para esse complexo hoteleiro e saber que foi EU  que fiz tudo isso! É um grande orgulho, sem soberba.
A resposta para “ Qual o custo de um investimento em consultoria hoteleira?”, a resposta está  na satisfação dos investidores e empreendedores, os lucros  estão no papel e em suas contas! Percebo isso diariamente quando os diretores  falam comigo e me agradecem pelo sucesso ao ponto de pedirem para eu não deixá-los.
O que posso  responder é que não existe uma tabela e sim resultados e nesses resultados é onde se discute o meu valor.  De uma coisa eu tenho plena certeza não existe no mercado um profissional que ofereça um resultado melhor que o meu, pode  até existir  igual, mas com as qualidades que eu tenho é raro, sou um profissional 3 em 1, eu sou professor de hotelaria, sou consultor, e sou gerente geral, costumo dizer eu transformo pedreiros em diplomatas!