quinta-feira, 10 de maio de 2012

OS PADRÕES DE HIGIÊNE DOS HOTÉIS

Este comentário vai de encontro aos meios de hospedagem independentes, pequenos hotéis e pousadas.

Não querendo generalizar, mas a forma como a maioria dos donos de hotéis vem administrando seus empreendimentos é decepcionante  e preocupante.

Vou começar falando dos banheiros, a forma como as camareiras desses hotéis limpam os banheiros é vergonhoso e perigoso! Todo vaso sanitário deverá passar por um processo de higiene, sanitização com produtos exclusivos e adquiridos de empresas especializadas, a camareira precisa ser treinada aos extremos. 98% dos hotéis administrados por não-hoteleiros a camareira não tem a mínima higiene e isso é culpa desses proprietários miseráveis que só visam o lucro e não a qualidade.

O exemplo disso, no hotel que eu gerencio a governanta é treinada para supervisionar rigorosamente o trabalho das camareiras, todo hóspede que entra num apartamento vai encontrar um vaso sanitário s-a-n-i-t-i-z-a-d-o da seguinte maneira:

O procedimento a seguir é aplicado para cada novo hóspede:
  1. 1.      Aplica-se o detergente para limpeza ( aqui a camareira precisa  usar luvas), todo o interior do vaso deverá ser limpo, com escovas e esponjas especiais.
  2. 2.      Aplica-se o produto a base de cloro-ativo e deixa agir de acordo com o fabricante;
  3. 3.      Aplica-se outro detergente/sanitizante/neutralizante para eliminar por completo odores e/ou vestígios dos produtos anteriores.
  4. 4.      Após  todo esse processo ter sido feito, aplica se um jato de vapor quente ( o vaporeto é muito bom).
  5. 5.      Coloca se a faixa de “ Limpo e Higienizado”, na tampa do vaso;
  6. 6.      Por último, a supervisora/governanta vem com um espelhinho e confere se o processo está todo feito, agora sim o apartamento está pronto para receber o novo hóspede.

Enxovais do apartamento;

É importante ressaltar que as camareiras usem luvas para manipular as roupas de cama e banheiro, um detalhe em especial é com os pisos/toalhas dos banheiro que sob hipótese nenhuma deverá se misturar com as demais roupas, quando a camareira recolher, estes deverão ser separado das demais roupas e conseqüentemente serem lavados separadamente na lavanderia.

Os travesseiros

Outro ponto importante é com os travesseiros, devo lhes dizer que esses itens tem uma vida útil e são descartáveis! É preciso ter um controle  por parte da governanta para saber quando estes  deverão ser substituídos por novos. Faz se necessário o uso de vapor (vaporeto) para matar germes, ácaros, etc. da mesma forma os colchões.

Copos  do frigobar

Um grande erro que lamentavelmente o vídeo de treinamento para camareiras da (CPT), mostra a camareira  lavando os copos  na torneira do banheiro do apartamento, isso está completamente errado! Esses utensílios  deverão vir da área de Alimentos e Bebidas ( Stewart)  já esterilizados e as camareiras não poderão sequer  tocá-los! Por um motivo muito simples, ela está totalmente comprometida com a limpeza pesada. E essa reposição deverá ser feita por outro profissional do departamento de A&B.
Para finalizar, admito que tudo isso gera custo e esse é transferido para o cliente! Mas eu prefiro pagar um diária em um hotel de mesma categoria no valor de R$ 300,00 reais que tem um padrão de limpeza e higiene  do que outro de R$ 100,00, em que utilizam produtos comprados de fabricação caseira e duvidosa. A  minha saúde é mais importante! Gente miserável como esses proprietários que não estão interessados em oferecer um serviço de alto padrão independente da classificação do hotel.
Quando um proprietário se preocupa com esse detalhes que acabei de narrar, ele está transmitindo a mensagem de respeito para seus clientes e conseqüentemente seu empreendimento  só tem a ganhar.
Mas tudo isso é uma questão de escolha, ação e reação. Esses empreendimentos   que praticam essas barbaridades afastam os clientes que não se preocupam em pagar uma tarifa cara, do contrário, atrairá clientes com perfil igual, os miseráveis. Um hotel que fica oferecendo descontinhos, tarifas baixas, desconfie! Algo está errado. Quando se cria uma política de tarifas, ele deve ser obrigatoriamente  aplicada, a isso damos o nome de segmentação de mercado.