quarta-feira, 16 de maio de 2012

O que eu aprendi nas cadeias hoteleiras



ACCOR 

A compreensão de que seus colaboradores são a base para a excelência no setor de serviços levou a Accor Brasil a se tornar uma das melhores Empresas  de HOSPITALIDADE..
Accor na América Latina está presente em 8 países, com cerca de 160 hotéis e mais de 25 mil quartos das redes Sofitel, Pullman, Novotel, Mercure, ibis e Formule 1.
Líder mundial em operação hoteleira e líder de mercado na Europa, Accor está presente em 90 países, com 4.100 hotéis e cerca de 500 mil quartos.
O amplo portfólio de marcas da Accor - Sofitel, Pullman, MGallery, Novotel, Suite Novotel, Mercure, Adagio, ibis, all seasons, Etap Hotel, Formule 1, hotelF1 e Motel 6, e as atividades relacionadas, Thalassa sea & spa e Lenôtre – representam uma extensa oferta, do luxo ao econômico. Com 145 mil funcionários no mundo, o Grupo oferece a seus clientes e parceiros cerca de 45 anos de experiência em hotelaria.
O grupo ACCOR foi onde comecei a dar os  primeiros passos na hotelaria internacional, logo nos anos 90, o conceito  de “ flat” ( apart-hotel)  expandia-se e o grupo foi um dos pioneiros nesse tipo de segmento, chegando ao ponto de ser chamado de “fletaria “.
Logo de inicio percebi o quanto era preciso aprender para seguir uma carreia na hotelaria, foi então que se deu inicio aos cursos de hotelaria, contava-se nos dedos as faculdades de hotelaria se quiséssemos aprender,  não teria  lugar melhor que  o próprio local de trabalho.
“Assim que cheguei para trabalhar na rede ACCOR e fui lotado no PARTHENON observei que ali não tinha nada haver com a ACCOR.Primeiro que você não era funcionário da ACCOR e sim do condomínio que contratava o serviço,mesmo assim eles iam te empurrando toda a filosofia da ACCOR ,sem falar que mandavam informativos vindo da sede de SP ,onde todos estavam felizes,mas nunca tinha fotos de funcionários do Parthenon e sim da ACCOR.”

SOL MELIÁ

A Sol Meliá é uma cadeia hoteleira Espanhola fundada por Gabriel Escarrer Juliá em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha). Ocupa o primeiro lugar no ranking Espanhol tanto no segmento urbano como no de lazer, o terceiro europeu e o décimo segundo do mundo. É, além disso, líder mundial em lazer na América Latina e no Caribe. Conta com cerca de 350 hotéis, 85.000 apartamentos em 30 países de quatro continentes.
 
As marcas com as quais comercializa seus produtos são: Meliá Hotels & Resorts, ME by Meliá, TRYP Hotels, Sol Hotels, Paradisus Resorts e Sol Meliá Vacation Club. Cada uma das marcas hoteleiras está criada para satisfazer um público exigente, que não só valoriza uma localização estratégica do estabelecimento e serviços de qualidade se não que se encanta por um tratamento personalizado através da experiência que vive durante sua hospedagem. A Sol Meliá pensou nas diferentes etapas, nos gostos e necessidades que têm seus clientes durante sua vida e oferece produtos adequados a cada uma delas.

Existe uma acerta similaridade com a accor em termos de administração de flat, (apart-hotel), na verdade é um grupo  que visa acima de tudo explorar os recursos regionais, ao contrário da Accor, o Sol Meliá não tem uma filosofia  que valoriza o potencial de seus colaboradores, o corporativo onde fica o RH, mas parece um baluarte, território proibido para os meros mortais, para você falar com o (a) gerente de RH é preciso ir até o consulado da Espanha pedir um visto (*)

HILTON  INTERNATIONAL

Eu só tenho muito a agradecer a esse grupo, não existe rede melhor para se trabalhar, costumo dizer que fiz minha graduação  e minha pós-graduação em hotelaria no São Paulo Hilton Hotel.

É impressionante como a filosofia e o espírito da hospitalidade imperam em cada hotel Hilton, e seus colaboradores se impregnam de tal forma que independente do ambiente em que trabalhe  ou  um ex-funcionário, ele carregará essencialmente essa cultura.
 
Percebe se que o grupo Hilton não ambiciona a proliferação da sua marca em cada esquina, como a maioria dos outros grupos o faz. A prova disso é que no Brasil só existe praticamente 2 unidades, sendo 1 em São Paulo e outra em Belém/Pará, porém muito em breve só ficará a unidade paulistana.

Com mais de 500 hotéis e resorts em seis continentes, o Hilton Hotels & Resorts continua a ser um líder inovador no segmento de hotelaria de serviços completos, e o nome mais reconhecido globalmente no setor.

O que é  mais interessante no Hilton  é a forma como o RH   trata  seus colaboradores, com carinho, atenção, existe uma preocupação por todos aqueles  profissionais que atuam no departamento de incutir e praticar  a arte da hospitalidade, a  transparência, a  amabilidade é perceptivel desde o primeiro contato de um candidato a preencher um formulario de solicitação de emprego a todos os funcionarios de todos os niveis, seja ele um faxineiro ou um gerente  de departamento, o tratamento é o mesmo. Algo que não encontrei  em nenhuma das empresas  que trabalhei. Se você precisar conversar com um funcionario do RH, não se mede esforços, as portas estão abertas, isso sim é um Departamento de Recursos Humanos!!!


Eu tenho muito orgulho de ter trabalhado no Hilton, pois aprendi tudo que sei e, sua filosofia de hospitalidade eu aplico atualmente na minha vida profissional