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Mostrando postagens de Maio 23, 2012

FIDELIZAÇÃO DE HÓSPEDES

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Muitas redes hoteleiras  possuem programas de fidelização de hóspedes. Grande parte dos modelos hoje existentes são inspirados nos modelos adotados pelas Cias. Aéreas
Os 10 componentes essenciais de um plano de fidelização em hotéis
1) Base de Dados: se você não possui uma base de dados completa e bem feita, você mal conseguirá divulgar o seu programa para seus clientes, portanto invista, incentive, monitore e sobretudo tenha uma base de dados qualificada e atualizada. Conheça as características transacionais de seus hóspedes: quanto ele gasta? quantas diárias ele tem ao ano? com que freqüência ele volta? com que freqüência ele usa outros hotéis da rede? quanto ele contribui para enriquecer o banco de dados dele? Todas estas perguntas respondidas pode te ajudar a estabelecer uma classificação entre os clientes, onde você poderá identificar os grandes, médios e pequenos (porém importantes sempre!) clientes que você possui. 2) Benefícios: ofereça benefícios que façam com que seu cliente

A PRIMEIRA DAMA DA HOTELARIA NACIONAL

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Essa entrevista foi  dada  a revista “ GoWhere”, já  faz algum tempo, mas resolvi  postar, porque as palavras da Sra  Chieko Aoki  é atual e fundamental para nós profissionais da hotelaria. Particularmente sou seguidor assídio da sua filosofia, ela é um exemplo perfeito para ser seguido por todos os hoteleiros.

Chieko Aoki comanda a rede Blue Tree Hotels por todo o Brasil. O nome em inglês de sua empresa significa o mesmo que seu sobrenome em japonês: árvore azul. Ela já foi chamada de “a grande dama da hotelaria brasileira”, mas é muito mais do que isso: uma mulher chique, viajada, educadíssima, administradora implacável, com uma rede de contatos insuperável… Resumindo: uma das mulheres de negócios mais influentes do mundo. E ninguém mais do que ela conhece quem são e como se comportam as pessoas mais poderosas do planeta – seus hóspedes, que exigem o máximo do luxo, do bom atendimento e do conforto em suas viagens pelo Brasil e no exterior. Como a rede Blue Tree se prepara para atend…

Hospitalidade por Walt Disney

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Não um cliente, mas sim um HÓSPEDE! (um exemplo do legendário Walt Disney)


“Você não desenvolve o produto para você mesmo. Você precisa conhecer o que as pessoas querem e desenvolver isso para elas.” – W. E. Disney.

Walt Disney nos ensina muito por meio de suas frases e pensamentos. Ele dizia: “Sonhe, acredite, ouse e faça”. Porém, não são apenas frases de efeito ou pensamentos meramente filosóficos. Walter Elias Disney ousava colocar em prática todas as suas idéias, sempre com o foco na necessidade e desejo de seus clientes. “A obsessão com os clientes gera o tipo de inovação que, no final, significa sucesso.” (CAPODAGLI & JACKSON, 2000, p.48) Segundo Capodagli e Jackson (2000), Disney focava seu desenvolvimento estratégico em três pontos:
1 – "conheça seus hóspedes"
W.Disney acreditava que era necessário e importante conhecer seus hóspedes para saber o que queriam, qual eram os seus desejos, o que era importante para eles, e qual a percepção de valor que tinh…

Coisas que não ensinam nos cursos de hotelaria

1) Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental

2) Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes cinco anos de trabalho

3) Terás gastrite, se tiveres sorte! Se fores como os demais, terás úlcera

4) Teus cabelos ficarão brancos antes do resto da população, se te sobrarem cabelos

5) Não terás feriados, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga

6)Dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás

7) Happy Hours serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com outras pessoas na mesma condição

8) Ficarás "cego", mas antes, sentirás muita dor de cabeça, enxaqueca, ou algo que doa muito

9) Terás sonhos, pesadelos, com reservas, cancelamentos, overbooking...e não será raro, resolveres problemas neste período

10) A garrafa será tua melhor amiga

11) Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único

12) Exibirás olheiras como troféus de guerra

13) A cafeína, não te fará mais efeito

14) E, inexplicavelmente, gostará de tudo isto...  fonte: internet

CURIOSIDADES DA ARQUITETURA HOTELEIRA

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A piscina “sem fundo” do Shanghai Pudong Kangiao Hotel



O hotel “Shanghai Pudong Kangqiao”, da rede Holiday Inn em Xangai (China) instalou uma piscina no 24º andar. Nada demais não fosse o fundo da piscina ter partes de vidro transparente, ou seja, a sensação de insegurança ao mergulhar será de arrepiar mesmo que a água seja  morna: