quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ESPECIALIDADES DO GERENTE GERAL



O gerente geral, por exemplo, tem responsabilidade global pela operação do hotel. Dentro de diretrizes estabelecidas pelos diretores do hotel ou executivos de uma rede de hotéis, o gerente geral fixa tarifas, aprova despesas, estabelece padrões de serviços para os hóspedes, decoração, administração interna, qualidade dos alimentos e operações de banquete.

Se fomos comparar os Gerentes Gerais, podemos compará-los aos médicos, cada um tem uma especialidade, como podemos observar a seguir:

GERENTE NOTURNO: Figura tarimbada e muitas vezes mal compreendido pelo restante da equipe. Como gerente noturno, tem sob sua responsabilidade o hotel como um todo. Zelando pela segurança, tranqüilidade e sono dos hóspedes, conserta os erros causados pelo staff do dia, enfrenta sérias dificuldades tais como, entradas de pessoas suspeitas, clientes embriagados e acompanhantes, “ as primas”, etc. O Night Manager dentro das suas atribuições  enfrenta situações difíceis  que se fosse durante o dia, teria menos dificuldade em razão de outras gerencias, mas a noite ele tem que resolver tudo sozinho. Esse profissional tem quer ter autonomia total para solucionar problemas que de outra forma, não pode ser postergado pra o outro dia. Já  vivenciei situações das mais perigosas,bizarras, e engraçadas, bem como, assassinatos, assaltos, furtos e suicídio, entre outras,  falta de energia e gerador  com pane, hotel lotado e ar condicionado com problema e o hóspede exigindo uma solução imediata, overbooking, enfim a lista é longa e tudo se resolve com a presença desse fantástico personagem, Gerente Noturno.

GERENTE RESIDENTE: Os gerentes residentes são os que moram nos hotéis e estão à disposição 24 horas por dia, para solucionar problemas ou emergências. Em geral, entretanto, eles trabalham um turno de oito horas por dia. Em muitos hotéis, o gerente geral é também o gerente residente.

Visto por muitos como o privilegiado, tendo todas as mordomias de um hóspede ao seu dispor, lavanderia, alimentação, arrumação, enfim  é um hóspede gerente. Mas não é bem assim, mesmo tendo todos esses “benefícios”, há limites e bom senso. 

Um Gerente Residente precisa ter um comportamento exemplar, o fato de residir dentro do hotel sua privacidade é colocada em questão, não lhes dar o direito de receber amigos, parentes e familiares em seus aposentos, bem como transitar no hotel em trajes informais como se estivesse num churrasco, mesmo estando de férias ou de folga, não deve usar a piscina, a sauna, consumir bebidas alcoólicas, criar vínculos de amizades com os demais hóspedes. Esse profissional  quando casado, sua esposa e filhos não tem o mínimo  direito de opinar, exigir ou interferir nas operações do hotel, tão pouco  circular pelos bastidores. São familiares do gerente e, não fazem parte do quadro de funcionários do hotel, portanto devem se manter   completamente     neutros   em todas  as   situações e se possível “ invisíveis”. Nesta  mesma linha de conduta, os proprietários também deveriam seguir o exemplo.

O GERENTE DE HOSPEDAGEM: coordena reservas e tarefas administrativa, como também dirigem o pessoal da recepção. Eles asseguram que os hóspedes são tratados cortesmente, atendem reclamações e resolvem problemas, bem como estar diariamenteem contato co a governaça.
O GERENTE DE ALIMENTOS E BEBIDAS: dirige os serviços de comida de hotéis. Ele supervisionam os restaurantes, bares, enfim, toda a área que envolve alimentação. Este gerente também supervisiona comida e preparação de bebidas, garçons, planejamento de cardápios, estimativa de custos e lida com os fornecedores de alimentos.

O GERENTE DE EVENTOS: coordena as atividades de departamentos para reuniões, convenções e eventos especiais. Eles reúnem os representantes de grupos ou empresas, para planejar o número de quartos para reserva, a configuração desejada de hotel e os serviços de banquete. Durante a reunião ou evento, ele soluciona problemas inesperados e monitoram assegurar que as operações de hotel estão em conformidade com as expectativas do grupo.

Os gerentes assistentes, no seu di-a-dia auxiliam nas operações do hotel. Em grandes hotéis eles podem estar responsáveis com atividades de pessoal, contabilidade, administração de escritório, marketing e vendas, compras, segurança, manutenção. Em hotéis menores, estes deveres podem ser combinados em uma posição. Alguns hotéis permitem para um gerente assistente tome decisões relativas à um hóspede.

Os hotéis funcionam vinte e quatro horas por dia, todos os dias. Muitos gerentes de hotel trabalham mais de 40 horas por semana. Gerentes que normalmente moram no hotel têm horários de trabalho regulares, mas eles podem ser chamados para atender a qualquer hora.

Gerentes de hotel às vezes experimentam pressões visto coordenarem um amplo conjunto de funções. Convenções e grandes grupos de turistas podem apresentar problemas incomuns. Além disso, lidando com hóspedes encolerizados podem ser estressante.