JORNADA DE TRABALHO NA HOTELARIA





Um leitor me enviou um email com a seguinte duvida: “ qual seria  a melhor jornada de trabalho  para recepção de um hotel?

Partindo do princípio que um hotel deve funcionar 24h  por  dia, ininterruptamente, neste caso, a recepção.
Existe uma pratica aderida pela hotelaria, que é a do três turnos,como veremos a seguir:
 
                      1° turno: 07h às 15h
                      2° turno: 15h às 23h
                                            3° turno: 23h às 07h

Durante toda minha vida hoteleira, trabalhei nestes  turnos e acredito seja ele o melhor para hotelaria.
Tenho visto que alguns hotéis trabalham com escala de 12h X 36, devo dizer  que esse tipo de escala não é aconselhável, pelo seguinte motivo.

Vou falar sobre a recepção: um recepcionista  que inicia  sua jornada às 07h e vai até as 19h, sem duvida ele não terá uma boa performance! Estará cansado,  suado, estressado e acima de tudo com uma carga horária exaustiva, conseqüentemente transmitirá essa imagem de cansaço aos colegas e hóspedes.  

A dinâmica de um hotel é muito complexa, praticamente não há rotina, diariamente entra e sai novos hóspedes, para tanto a boa comunicação é fundamental em todos os setores e quando o hotel adota  esse modelo de  escala, sem duvida, terá muitos problemas de comunicação.

Um exemplo: Vamos falar desse recepcionista que  iniciou sua jornada de trabalho às 7h de uma Segunda-feira, saiu as 19h  da noite e, só retornará ao hotel na quarta-feira, ou seja, praticamente dois dias ausente, quando retorna muita coisa aconteceu no hotel, ele fica  “desatualizado “ das operações, das informações, dos eventos, talvez nem se lembre mais do hóspede que deu check- in.

Outro motivo de preocupação são as “ tramóias “ que se pratica no hotel, como por exemplo: a “panelinha” entre  camareiras, mensageiros  e recepção, por essa razão se faz necessário que  a governanta  tenha um rigoroso controle de discrepância.
Por isso e muitas outras coisas, deve-se  considerar a  escala clássica dos três turnos.
7 comentários

Mais lidos

GOVERNANÇA DE HOTEL

O CAFÉ DA MANHÃ DE UM HOTEL

O GERENTE DE ALIMENTOS & BEBIDAS