segunda-feira, 17 de junho de 2013

JORNADA DE TRABALHO NA HOTELARIA





Um leitor me enviou um email com a seguinte duvida: “ qual seria  a melhor jornada de trabalho  para recepção de um hotel?

Partindo do princípio que um hotel deve funcionar 24h  por  dia, ininterruptamente, neste caso, a recepção.
Existe uma pratica aderida pela hotelaria, que é a do três turnos,como veremos a seguir:
 
                      1° turno: 07h às 15h
                      2° turno: 15h às 23h
                                            3° turno: 23h às 07h

Durante toda minha vida hoteleira, trabalhei nestes  turnos e acredito seja ele o melhor para hotelaria.
Tenho visto que alguns hotéis trabalham com escala de 12h X 36, devo dizer  que esse tipo de escala não é aconselhável, pelo seguinte motivo.

Vou falar sobre a recepção: um recepcionista  que inicia  sua jornada às 07h e vai até as 19h, sem duvida ele não terá uma boa performance! Estará cansado,  suado, estressado e acima de tudo com uma carga horária exaustiva, conseqüentemente transmitirá essa imagem de cansaço aos colegas e hóspedes.  

A dinâmica de um hotel é muito complexa, praticamente não há rotina, diariamente entra e sai novos hóspedes, para tanto a boa comunicação é fundamental em todos os setores e quando o hotel adota  esse modelo de  escala, sem duvida, terá muitos problemas de comunicação.

Um exemplo: Vamos falar desse recepcionista que  iniciou sua jornada de trabalho às 7h de uma Segunda-feira, saiu as 19h  da noite e, só retornará ao hotel na quarta-feira, ou seja, praticamente dois dias ausente, quando retorna muita coisa aconteceu no hotel, ele fica  “desatualizado “ das operações, das informações, dos eventos, talvez nem se lembre mais do hóspede que deu check- in.

Outro motivo de preocupação são as “ tramóias “ que se pratica no hotel, como por exemplo: a “panelinha” entre  camareiras, mensageiros  e recepção, por essa razão se faz necessário que  a governanta  tenha um rigoroso controle de discrepância.
Por isso e muitas outras coisas, deve-se  considerar a  escala clássica dos três turnos.

7 comentários:

Thiago Gomes Rodrigues da Silva disse...

Sr. Leonardo. Eu particularmente discordo no que se refere à Recepção. Pois nesses 3 turnos, são em escala 6X1 (Trabalha 6 dias e folga 1, que muita das vezes o Recepcionista trabalha sábado e domingo contínuo), muito mais exaustivo e estressante do que a escala 12X36, principalmente se o Recepcionista tiver família. No caso de 12X36, para não haver falha na comunicação, o Hotel deve adotar um controle rigoroso do Log Book, para manter todos bem informados sobre todos os fatos acontecidos no momento em que o Recepcionista estive ausente em decorrência de sua folga. Também discordo no fato da aparência cansada e suado, pois os Hotéis possuem ar condicionado, horário de descanso e mais de um Recepcionista trabalhando por turno.

Anônimo disse...

Sr. Leonardo, no caso do hotel aqui em SP que trabalha 44 horas semanais, mantendo esse horário como faço para organizar as folgas e as quatro horas que teria que completar os sábados?

Lena disse...

Boa tarde Sr. Soares,
Como organizo as folgas e as 4 horas de sábado praticando a jornada de trabalho de 3 turnos? Temos um pequeno hotel com 14 UHS.

soninha disse...

trabalho no hotel como copeira trabalho na parte da manhã das 6 as 14 horas tenho folga de sabado e trabalho no domingo quero saber quantas horas tenho que trabalhar no domingo

Rivaldo disse...

Sr. Eduardo!
o Senho passou tanto tempo fazendo curso e se aperfeiçoando, mas, esqueceu do ser Humano...o Sr não gostaria de uma escala 12/36 quando o Sr era um simples Recepcionista?..ou o Sr. gosta mesmo de ter uma redea curta nas mãos?

Cleberson de Morais disse...

eu trabalho em um hotel com carga horaria de 12x36, gostaria de saber se poderia me informar se temos direito a descanso de intra jornada de trabalho. pelo meu conhecimento vigias que fazem esse tipo de jornada de trabalho tem direito a 1 hora de descanso para almoçar e jantar, se por ventura ele não tirar essa 1 hora de descanso a empresa tem que pagar hora extra por não descansar esse tempo. mais estou em duvida se isso também pode ser usada para recepção de hotel.

cassiano bezerra disse...

trabalho das seis da tarde e saio seis da manha.quais sao meus direitos?