terça-feira, 17 de setembro de 2013

APRESENTAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DO HOTEL - II




Qualidade na hotelaria não é só educação, sorriso, atitude, pró-atividade, iniciativa, conhecimentos acadêmicos, e falar dois idiomas. Vestir-se bem e apresentar uma imagem elegante faz parte do pacote “ qualidade”. Tenho visto  em muitos  hotéis  funcionários com  uniformes  velhos, mal cuidados, o que me parece que a gerência não tem o mínimo de bom senso em cuidar  da sua equipe. Muitos  hotéis investem em tecnologia, TV de ultima  geração, troca  enxovais, moveis, decoração, etc. mas estão cegos ou não querem perceber que hotelaria  é feita por pessoas! E não adianta ter um hotel com o que há de mais moderno se a sua equipe  veste-se com uniformes ridículos que mais parecem vendedores de peixes na feira.
Na maioria das vezes são detalhes mínimos que não são observados e negligenciados pelos próprios funcionários como por exemplo um simples nó de gravata, um corte de cabelo, uma maquiagem, um sapato mal cuidado.
Devemos entender que um hotel representa um cenário da perfeição, da elegância e do luxo e cada membro da equipe desde o faxineiro, do rapaz da manutenção, e da camareira obrigatoriamente, tem que apresentar-se na mais perfeita harmonia! Hotelaria é isso.
Aqui  vão algumas dicas  valiosas para os desavisados no quesito vestuário e apresentação pessoal:

Para os homens:

Barba e bigode: totalmente inaceitável para qualquer funcionário do hotel, se tem algo desagradável é ver um funcionário da linha de frente com essa apresentação. Cabe a chefia do setor corrigir de imediato tal desleixo.

Cabelos: Cabelos  compridos  não cai bem na hotelaria, e nada  daqueles  cortes  ridículos de jogador de futebol, de cantores sertanejo, moicanos, coloridos. O correto é o corte executivo, e atenção com as costeletas, peça para seu cabeleireiro não fazer costeletas de pagodeiro.

Unhas: Homens por favor não usem esmaltes mesmo  os incolores que são chamados de base, homens  com unhas  brilhantes não é sinônimo de elegância, muitas vezes o brilho que se vê em algumas unhas é de um polimento especial, mas não é esmalte. Mantenha unhas sempre limpas e curtas, já basta.

Jóias e adornos:   Atenção com ouro e brilho, nada de brincos, pircing, correntes, anéis. É mais elegante ser discreto com o uso da aliança se for casado, anel de formatura e relógio, só.

Gravata: Alguns setores do hotel, pede o uso de gravata, como na recepção por exemplo, caso o seu hotel seja de nível executivo. Mas é importante saber usar corretamente esse assessório. Saber dar um nó é elegante, mas se o colarinho não for de um corte correto, não adianta uma bela gravata, colarinho e nós precisam ser perfeitos. Só use colarinhos de barbatanas, nunca use aqueles de botão. Não esquecer que prendedores de gravata é muito cafona, não o use. E jamais use aquelas gravatas horrendas que já vem com nós prontos, um profissional hoteleiro deve  saber fazer um nó de gravata. Veja um exemplo na imagem:



Correto o colarinho c/ barbatana
Evite colarinho de botão
Cintos & Sapatos:  Tal sapato, tal cinto, atenção quanto ao seu número!  Nada daqueles sapatos com detalhes, lantejoulas, fivelas e com itens brilhantes. Use sapatos sociais clássicos e de preferência com cadarço e como regra geral, pretos. O cinto nunca  deve ultrapassar 10cm da fivela.                                                       
                                                                                 

Evite sapatos  com esse detalhe



Correto


Uniformes: Entendemos que os hotéis não podem comprar um  novo uniforme  para cada funcionário novo, para tanto, faz-se necessário os ajustes com uma boa costureira e/ou alfaiate. Mas a regra é a de sempre: limpos, bem passados, com todos os botões, e quanto ao tempo de uso, cabe a gerencia observar em detalhes.

Para as Mulheres:

Unhas: É muito deselegante aquelas unhas pintadas de florzinhas, cores da bandeira, bichinhos, esse tipo de unha é para quando  você estiver de férias. O correto é o bom senso, sempre unhas curtas, modelo “ francesinha “  e nada mais.



Uso  quase que proibido na hotelaria. Evite!

Correto e muito bem vinda.
                                                

Cabelos:  Não quero entrar no mérito cultural, mas  as mulheres no Brasil adoram cabelos compridos. Não é elegante funcionários com cabelos longos e soltos, além de ser anti-higiênico, não é funcional. Cabelos  longos deixam a mulher mais sex, correto? Pode ser, mas pra hotelaria não precisamos destas figuras. Vale lembrar que há mulheres que não tem o semancol de saber que o comprimento do seu cabelo está relacionado a sua estatura, se for  baixinha  e/ou gordinha use  cabelos curtos. Cabelos longos  cai bem em mulheres de estatura alta, porém na hotelaria, a regra é  mantê-los  rigorosamente presos.


Jóias:  Brincos  curtos e discretos, também é valido para anéis, pulseiras, etc. quanto maior a discrição, melhor apresentação. Lembrem-se o seu papel dentro do hotel é servir e não se “divertir” nada de saias curtas, decotes exagerados, nada de salto altos, evite os tóc, tóc, tóc. Mulher linda e elegante, é mulher com bom senso.


Maquiagem:  Muita atenção quanto o uso de batom! Opte pelos tons suaves e discreto, nada de boca de Marilyn Monroe. Saiba que a maquiagem vai depender da luminosidade do ambiente, para tanto existem produtos para noite e para o dia. observe seu ambiente de trabalho.


Um comentário:

Thiago Gomes Rodrigues da Silva disse...

Olá Leonardo Soares! muito bom! Estou tendo um treinamento no Hotel que estou trabalhando e está sendo falado sobre este assunto. Pela minha experiência em hotelaria, por ter trabalhado em mais de 1 hotel, percebi que realmente, muitos deles, não dão muito valor para a fiscalização do uso de uniformes, quanto aos sapatos, brincos, etc. Também vejo que o Hoteleiro deve estar bem apresentável aos hóspedes e até mesmo aos próprios colegas de trabalho, fazendo parte da qualidade do hotel, e pode ter absoluta certeza, que os hóspedes reparam tudo isso! e pode fazer a diferença na disputa pela fidelização de hóspedes, pois uma boa apresentação pessoal representa higiene e seriedade no ambiente de trabalho.