quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CAFÉ DA MANHÃ DE HOTEL - III


Tenho observado que um dos posts mais lido no meu blog é o do café da manhã. Entendo que seja este um dos pontos mais importantes num hotel, além da unidade habitacional. Muito embora alguns donos de hotéis não percebam detalhes fundamentais nesse quesito, mas sem dúvida, o café da manhã de um hotel é fator decisivo para satisfação plena dos seus hóspedes.

Afinal o que realmente é um bom café da manhã de hotel? É relativo e vai depender da classificação do  empreendimento. Não podemos comparar um café da manhã de um hotel de luxo ( cinco estrelas), a um hotel, digamos, de categoria inferior ( duas estrelas). Mas é muito importante dizer que independente da classificação todo hotel deveria ter um café da manhã digno!

Muito recente me hospedei num hotel ( três estrelas), um hotel relativamente bom, novo, com boas instalações, bom atendimento, mas quanto ao café da manhã deixava a desejar em muitos aspectos, um deles, a organização dos itens do Buffet.

Assim começou meu dia  naquele hotel, lendo os informativos do hotel, lá dizia que o café da manhã começava às 6h e terminava 10h, muito bem, chego ás 6h25m e encontrei poucos  hóspedes sentados fazendo sua refeições. Logo de início, percebi que não tinha ninguém no salão para orientar alguns hóspedes quanto ao buffet e mais importante ainda, o controle de entrada no salão.

Havia uma boa variedade de itens, porém postos desordenadamente e sem estética nenhuma! Dava a impressão de desleixo e sem padronização. As frutas cortadas de qualquer jeito e servidas em recipientes de plásticos. Não havia suco de laranja, é de supra importância tê-lo no café da manhã! Só tinha suco de goiaba e suco de abacaxi e já adoçados o que não poderia, haja vista que tem pessoas com restrição de açucares. Um só tipo de bolo serviço na mesma forma que foi assado e cortado em pedaços como se fosse servir para um mutirão de sem tetos, que por sinal era de caixinha. Os frios, queijo mussarela e apresuntado de péssima qualidade, ao lado dois potes gigantescos de margarina com uma colher de pau para os hóspedes servirem-se. Um réchaud cheio de salsichas com molho de tomate que mais parecia uma sopa para os moradores de ruas  em dia de frio, percebia que as mesmas  estavam azuis, que nem um cão comeria aquilo.

Os pães, só dois tipos o Francês e de forma, um pote de bolachas. Os “ ovos mexidos”  estavam roxos e já tinham virado uma torta de ovo, de tão duros. As  xícaras e pratos amontoados num canto do  buffet , os talheres daqueles de churrasco  que se compra nas lojas de “1.99”,  os copos tipo americano, iguais  os de beber  pinga nos botecos. Tentei identificar uma gororoba que mais parecia ração de porco, logo descobri  que era  uma sopa. Não tinha sequer um iogurte, cereais, e muitas  outras coisas que fazem parte de um café da manhã de hotel. O leite era do tipo em pó, o café estava frio.

Ao sentar a mesa, as toalhas estavam manchadas, moscas sobrevoavam aos montes, um açucareiro cheio de formigas e com uma colherzinha que já estava ali acredito, por meses o açúcar estava cristalizado. Ah! e não poderia faltar  os mal ditos  “ palitos”, pois é também tinha uma caixinha daquelas que todos conhecemos, a tão famosa Gina.

Após dez minutos, apareceu o garçom, quero  dizer, o rapaz do café da manhã,com uma cara de sono, adentrou no salão sem dar um bom dia, bocejando, e  dava até pra ver o fígado dele. Como não bastasse, foi repondo o apresuntado com as mãos, sim! E sem luvas! O seu uniforme mais parecia de um mecânico, imundo.

E naquela altura o salão já estava cheio de hóspedes, tive duvidas se eram todos hóspedes, por que em nenhum momento me foi perguntado o número do meu apartamento, bem como dos demais, qualquer um poderia entrar e fazer a festa.

Era notório o descaso e a falta de gerenciamento hoteleiro naquele hotel.

Episódios como esse vemos aos montes por este país a fora, pessoas sem o mínimo de conhecimento hoteleiro  administrarem hotéis e ainda ter a cara de pau em dizer  que são hoteleiros. 

Nenhum comentário: