Check-list diário das responsabilidades da Chefia de Recepção.



O  Perfil de Chefe de Recepção hoteleira

Um chefe de recepção geralmente atua diretamente no atendimento aos  hóspedes juntamente com os demais colegas  do setor, sob seu comando  estão os mensageiros e recepcionistas, além das operações da recepção. O Chefe de Recepção dependendo do porte do hotel, se reportará ao gerente de hospedagem.

Para assumir esse cargo, é fundamental que esse profissional tenha certas habilidades, tais como, saber relacionar-se com os demais  setores do hotel, e principalmente com os hóspedes. Muitas vezes, o papel do chefe de recepção  é resolver problemas ocasionais, tipo mediar conflito  entre os membros da equipe e dos clientes. 

Geralmente os chefes de recepção foram recepcionistas, pois sendo assim, trazem uma experiência solida e vivida no setor hoteleiro.

Simpatia e bom humor são requisitos indispensáveis para esse profissional, bem como, dominar outro idioma, preferencialmente a língua inglesa, formação superior e muito amor pela humanidade.

Abaixo, listo as principais atribuições de um chefe de recepção, levando em conta que dependerá muito da estrutura de cada hotel.

8h - Ler o  Log-book, inteirar-se das solicitações para os demais departamentos encaminhando  as  O.S. (Ordem de serviços) do dia.  Atualizar-se da ocupação do dia através dos relatórios: hóspedes na casa, chec-in/out, reservas e disponibilidade, verificar as Uh’s que estão em manutenção e solicitar o feedback da governança.

8h30m – Ler possíveis  e-mails de clientes, inspecionar a postura da equipe, mensageiros e recepcionistas quanto ao uniforme, uso do crachá, sapatos, cabelos, barba,unhas, etc.  inspecionar os banheiros sociais da recepção,jornais, limpeza e organização.

9h – Conferencia dos Relatórios:   verificar todos os check-ins  efetuados dos turnos anteriores, como documentos de AH ( autorização de hospedagem, vouchers, FNRH,forma de pagamento, atentar-se  para os walk-ins.

10h – Verificar se  há  alguma reserva VIP, caso tenha, efetuar a O.S. para o restaurante com encaminhamento de carta de boas vindas e prato de frutas, posteriormente,  certificar-se se as Uh’s  estão em ordem, roupões, frutas, priorizar apartamentos de acordo com os perfis de hóspedes habituais com seus respectivos bloqueios.

Além das atividades diárias, a Chefia de Recepção deverá elaborar  as escalas de folgas mensais. Emitir eventuais relatórios para gerencia de hospedagem ou gerencia geral.

O chefe de recepção em teoria  é o Guest Relations  do hotel, precisa está atualizadíssimo com fatos e acontecimentos do hotel e sempre  direcionar sua atenção ao bom resultado dos acontecimentos tanto da equipe como  dos hóspedes.

Um bom profissional deverá sempre buscar  informações culturais, ter bons hábitos de leitura, ter uma postura exemplar perante sua  equipe.

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