terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

CAFONICES DA HOTELARIA

Esculturas de: Toalhas, Guardanapos e Frutas


Toalhas de banho 

As  tão bonitinhas  esculturas de toalhas  de  bichinhos, Cisnes, borboletas, rosáceas, coelhinhos e demais formas que vemos  sobre as  camas dos hotéis.

Aparentemente um capricho das camareiras para ostentar uma criatividade desnecessária. Deve-se  entender  que toalhas, assim como guardanapos,  tem  sua funcionalidade especifica. Quanto menos manipulados, melhor  a  higiene.

De fato, quando na preparação temática de uma  arrumação para  uma noite de núpcias, pode sim criar tais esculturas, pois existe um propósito colocar  um cisne em forma de coração. Mas não fazer  disso  uma  padronização em todas os quartos, lugar de toalha  é  no banheiro, se possível  dobradas e/ou dependuradas nos portas  toalhas. 

Atém  disso,  o tempo  que se desperdiça para fazer essas esculturas é um fator  contra  a produtividade de trabalho da  camareira.


Guardanapos de tecido

Assim como as toalhas de banho, os guardanapos de tecidos transformam-se em esculturas e formas bastante criativas nos mise-en-places de mesas.

Ressalto para a higiene! Guardanapos deverão ser minimamente manipulados! Por outro lado, quanto a um  jantar  temático, fica até  elegante criar um  padrão de  dobraduras. Mas para  o dia a dia mantenha uma  dobradura  simples.





Frutas e legumes

Outra pratica  muito comumente vista  em restaurantes, são as talhaduras em frutas e legumes, de bichinhos, pássaros, coelhinhos, entre outras  infinidade de animais. Mais um capricho de cozinheiros  para  ostentar  seus  conhecimentos  artísticos, o  que  torna  o buffet  um  verdadeiro carro  alegórico. 

Como tudo tem um motivo, essa esculturas devem ser feitas numa  temática, como por  exemplo  num almoço  no dia das mães, num brunch. É preciso bom senso para colocar essas  esculturas num  buffet.



Como disse, todas essas habilidades profissionais são importantes quando bem aplicadas  numa temática,  enriquece  e harmoniza o buffet ..., mas muita ponderação e bom senso!

Nenhum comentário: