sábado, 2 de abril de 2016

Os problemas dos hotéis de pequeno porte (independentes)

Basta perguntarmos para a maioria dos empresários do ramo, como está a ocupação dos  seus estabelecimentos, tão  logo, recebemos a resposta: “Está muito  ruim, essa  crise tá feia...”
Já alguns anos venho acompanhado esse mercado com muita observância, de fato, a crise existe! Mas não é a responsável pela baixa ocupação de alguns hotéis. Muitos   fatores e também erros de proprietários contribuíram para desacelerar a demanda de hospedagem dos hotéis, destaco alguns:

Companhias aéreas! Sim, por incrível que pareça hoje os voos regulares em determinas localidades também contribuíram enfaticamente com a baixa ocupação dos hotéis. Antes quando os voos eram poucos ou quase inexistentes, forçavam os viajantes a permanecerem mais tempo nos hotéis. Atualmente, alguém viaja para uma reunião de manhã e retorna no final do dia, pela flexibilidade de voos, o que antes era mais difícil.

Concorrência das redes hoteleiras! Não se pode negar essa realidade, os hotéis de redes estão invadindo as cidades interioranas de todo o Brasil. E, se a hotelaria independente não se adequar as novas tendências hoteleiras, fecharão suas portas.

Má gestão!  A falta de profissionalismo de alguns gestores/proprietários eu acredito que seja a maior causadora dos problemas dos hotéis. Ao visitar esses estabelecimentos, ou mesmo ler os comentários no TripAdvisor, de imediato um hoteleiro profissional detecta os vilões da má administração. Outros profissionais que nos fornecem com riquezas de detalhes a problemática dos hotéis, são os taxistas! Sim, essas figuras muitas vezes ignoradas pelos donos de hotéis podem acabar com a reputação de um hotel, bem como tirar o hóspede do hotel e levar para outro concorrente, não nos esqueçamos que são eles os principais anfitriões do Aeroposto a os hotéis, portanto senhores hoteleiros, tratem bem esses profissionais! Um exemplo: Peguei um taxi em frente a um shopping onde há um hotel recém-inaugurado ao lado do shopping. Perguntei ao taxista se o hotel era bom, pois estava em um outro hotel e gostaria de me hospedar naquele hotel, o que ele me revela? “Eu aconselho o senhor não se hospedar nesse hotel..., todos os hóspedes estão reclamando dos serviços, do café da manhã... e o gerente não faz nada,eu sugiro  o  hotel X que  é  muito  bom  e tenho falado  com  muitas pessoas que se hospedam lá...” Como vê, basta uma voltinha de taxi  que já coletamos informações da  cidade.



Nenhum comentário: