terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

A forte ameaça dos hotéis de redes para a hotelaria independente (familiar)


Diante da dominadora  concorrência ameaçadora das redes hoteleiras, muitas dessas multinacionais, que invadem o mercado dos hotéis independentes é importante entender alguns aspectos fundamentais que podem tranquilizar os proprietários e dizer a estes que seus  empreendimentos apresentam características muitas vezes singulares, com aspectos diferenciados, genuínos e que se bem administrados poderão manter-se em pé de igualdade concorrencial. Bastando para isso  antenar-se e ajusta-se as necessidades do mercado. Cito as três mais importantes, que os hotéis  independentes possibilitam aos gestores ter o controle de todo o negócio, oferecem atendimento personalizado ao cliente e permitem a criação de um conceito exclusivo.

Destas três características, a que tem recebido mais destaque no mercado é o atendimento personalizado. Ele faz com que os hotéis independentes ganhem notoriedade aos olhos do hóspede, que procura cada vez mais atendimento exclusivo, em detrimento da padronização. Mas para que um hotel  independente atinja seu grau de excelência é fundamental o treinamento continuo  de todos  os  funcionários  do hotel, desde  os que estão no escritório administrativo ao jardineiro. Não bastam só sorrisos e posturas de subserviência por parte da equipe de linha de frente, me refiro aos  mensageiros, recepcionistas, manobristas, garçons e as camareiras  por que são  estes  que tem maior  proximidades  com os hóspedes. É preciso uma postura para o empowerment* de todos os colaboradores dentro  do hotel, todos  são vendedores e gerentes  das suas atribuições, a hotelaria moderna não tolera mais  aquela postura antiquada do funcionário em ter que  chamar  ou pedir permissão para seu chefe quando precisar resolver um  problema para o hóspede, esse modelo de administração onde o dono ou o gerente são os únicos que “mandam”, fica realmente   difícil a equipe trabalhar com profissionalismo e harmonia. 

A hotelaria é progressista, mesmo tendo como essência o estilo clássico, a excelência no atendimento é a chave para  sobreviver  diante das  ameaçadoras gigantes redes hoteleiras, todos  dentro  do hotel,  estão  ali para servir  o hóspede, não importando  o grau familiar ou parentesco que muitas  vezes estão atribuídos a hierarquias familiares na  hotelaria  independente.

Obrigatoriamente todos devem manter um atendimento profissional para colocar o hotel positivamente em pé de igualdade perante a concorrência , este atendimento personalizado pode - e deve - ser oferecido também por meio da internet, em sites de avaliação de hotéis, como o Trip Advisor, por exemplo. O público que faz comentários no site quer tê-los respondidos, e a atenção que os hotéis dão a tais comentários faz toda a diferença no que se refere à valorização do hóspede e à imagem que o local passa ao público.


*Empowerment é um conceito de Administração de Empresas que significa "descentralização de poderes", ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhes ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades

PROJETOS PARA POUSADAS & HOSTELS


PALESTRAS CONSTRUTIVAS


CAFONICES DA HOTELARIA

Esculturas de: Toalhas, Guardanapos e Frutas


Toalhas de banho 

As  tão bonitinhas  esculturas de toalhas  de  bichinhos, Cisnes, borboletas, rosáceas, coelhinhos e demais formas que vemos  sobre as  camas dos hotéis.

Aparentemente um capricho das camareiras para ostentar uma criatividade desnecessária. Deve-se  entender  que toalhas, assim como guardanapos,  tem  sua funcionalidade especifica. Quanto menos manipulados, melhor  a  higiene.

De fato, quando na preparação temática de uma  arrumação para  uma noite de núpcias, pode sim criar tais esculturas, pois existe um propósito colocar  um cisne em forma de coração. Mas não fazer  disso  uma  padronização em todas os quartos, lugar de toalha  é  no banheiro, se possível  dobradas e/ou dependuradas nos portas  toalhas. 

Atém  disso,  o tempo  que se desperdiça para fazer essas esculturas é um fator  contra  a produtividade de trabalho da  camareira.


Guardanapos de tecido

Assim como as toalhas de banho, os guardanapos de tecidos transformam-se em esculturas e formas bastante criativas nos mise-en-places de mesas.

Ressalto para a higiene! Guardanapos deverão ser minimamente manipulados! Por outro lado, quanto a um  jantar  temático, fica até  elegante criar um  padrão de  dobraduras. Mas para  o dia a dia mantenha uma  dobradura  simples.





Frutas e legumes

Outra pratica  muito comumente vista  em restaurantes, são as talhaduras em frutas e legumes, de bichinhos, pássaros, coelhinhos, entre outras  infinidade de animais. Mais um capricho de cozinheiros  para  ostentar  seus  conhecimentos  artísticos, o  que  torna  o buffet  um  verdadeiro carro  alegórico. 

Como tudo tem um motivo, essa esculturas devem ser feitas numa  temática, como por  exemplo  num almoço  no dia das mães, num brunch. É preciso bom senso para colocar essas  esculturas num  buffet.



Como disse, todas essas habilidades profissionais são importantes quando bem aplicadas  numa temática,  enriquece  e harmoniza o buffet ..., mas muita ponderação e bom senso!